Avaliação do uso de resíduos de concreto como agregado graúdo em pavimentação urbana permeável: análise de composição, resistência e condutividade hidráulica
DOI:
https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.2891Palavras-chave:
Concreto permeável, Resíduo de concreto, Condutividade hidráulica, Pavimentação urbana, Construção civilResumo
A construção civil é responsável por grande demanda de recursos naturais e produz cerca de 36% dos resíduos sólidos gerados no mundo, resultando em impactos significativos ao meio ambiente. Além disso, a urbanização contribui para a impermeabilização do solo, aumentando a ocorrência de deslizamentos de terras e enchentes. Este estudo propõem o desenvolvimento de um concreto permeável para pavimentação urbana, que substitua integralmente o agregado natural pelo resíduo de concreto e permita a percolação da água entre o pavimento e o solo. O estudo inova ao analisar o material produzido simultaneamente nas perspectivas de sua composição, resistência mecânica e condutividade hidráulica. Para isso, os materiais adotados e o concreto desenvolvido foram caracterizados segundo as diretrizes da ABNT. Foi constatado que o concreto permeável confeccionado atende as diretrizes nacionais e possui condutividade hidráulica superior ao concreto permeável convencional, tornando-o uma opção atraente para a pavimentação urbana.
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