Avaliação do uso de resíduos de concreto como agregado graúdo em pavimentação urbana permeável: análise de composição, resistência e condutividade hidráulica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.2891

Palavras-chave:

Concreto permeável, Resíduo de concreto, Condutividade hidráulica, Pavimentação urbana, Construção civil

Resumo

A construção civil é responsável por grande demanda de recursos naturais e produz cerca de 36% dos resíduos sólidos gerados no mundo, resultando em impactos significativos ao meio ambiente. Além disso, a urbanização contribui para a impermeabilização do solo, aumentando a ocorrência de deslizamentos de terras e enchentes. Este estudo propõem o desenvolvimento de um concreto permeável para pavimentação urbana, que substitua integralmente o agregado natural pelo resíduo de concreto e permita a percolação da água entre o pavimento e o solo. O estudo inova ao analisar o material produzido simultaneamente nas perspectivas de sua composição, resistência mecânica e condutividade hidráulica. Para isso, os materiais adotados e o concreto desenvolvido foram caracterizados segundo as diretrizes da ABNT. Foi constatado que o concreto permeável confeccionado atende as diretrizes nacionais e possui condutividade hidráulica superior ao concreto permeável convencional, tornando-o uma opção atraente para a pavimentação urbana.

Biografia do Autor

Aldo Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís e com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho em curso na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisas de Cimentos Alcalinos Ativados (ATIVE - CNPq) da UFOP se dedicando ao estudos de matrizes de ativação ácida; também é membro do CIDENG - CNPq da mesma instituição.

Adilson Campos de Paula Junior, Universidade do Minho

Adilson Campos de Paula Junior, engenheiro civil e mestre em engenharia civil pela Universidade Federal dee Juiz de Fora. Atualmente é doutorando  do Programa Doutoral em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, em Portugal.

Antônio Eduardo Polisseni, Universidade Federal de Juiz de Fora

 Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Associado IV da Faculdade de Engenharia da UFJF, no curso de graduação, ministrou as disciplinas Materiais de Construção Civil II, Impermeabilização e Isolamento Térmico nas Edificações, Concretos Especiais e Tecnologia da Reciclagem de Resíduos na Construção Civil. 

Thais Mayra de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é Professora Associada do Curso de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, também Coordenadora do LMCC - Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal de Juiz de Fora na Faculdade de Engenharia . 

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Publicado

25/10/2023

Como Citar

Carvalho , A. R. de ., Campos de Paula Junior, A., Eduardo Polisseni, A., & Mayra de Oliveira, T. (2023). Avaliação do uso de resíduos de concreto como agregado graúdo em pavimentação urbana permeável: análise de composição, resistência e condutividade hidráulica. ENCONTRO NACIONAL DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO, 8(00), 1–10. https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.2891