Produção de material cerâmico incorporado com resíduo de TiO2: estudo das propriedades físico-mecânicas e fotocatalíticas
DOI:
https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.2918Palavras-chave:
Dióxido de titânio, Fotocatálise, Anatase, CerâmicaResumo
O minério não reagido, resíduo gerado durante a produção de dióxido de titânio, apresenta possíveis rotas de utilização na cadeia de produção de materiais cerâmicos, evitando seu descarte em aterros industriais, aproveitando sua propriedade de fotodegradação. O objetivo deste trabalho é investigar o efeito da adição do MNR sobre as propriedades de blocos cerâmicos. Os blocos cerâmicos produzidos foram avaliados em suas propriedades mecânicas, morfológicas, granulométricas, fotocatalítica, mineralógicas e químicas. Os resultados obtidos indicaram que o MNR não comprometeu negativamente as propriedades mecânicas estudadas. A adição do MNR afetou significativamente as propriedades fotocatalíticas e de resistência, promovendo a melhora dessas características, e não afetou significativamente as propriedades físicas de massa específica aparente e de retração linear. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a adição de MNR não prejudica nenhuma propriedade fundamental dos materiais cerâmicos produzidos e pode ser incorporada ao processo, substituindo matérias-primas tradicionais, promovendo um melhoramento da matriz cerâmica e apresentando a capacidade de promover fotocatalise avançada gerando a degradação de sujidades na superfície.
Referências
ALBUQUERQUE, D. D. M. Avaliação da Influência do Resíduo Proveniente da Produção do Dióxido de Titânio (MNR) nas Propriedades das Argamassas de Revestimento e na sua Capacidade Fotocatalítica. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFBA, Salvador, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 5.014: Produtos refratários conformados densos e isolantes. Determinação do módulo de ruptura à temperatura ambiente. 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR ISO 5014: Produtos refratários conformados densos e isolantes. Determinação do módulo de ruptura à temperatura ambiente. 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 15.270. Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenaria. Parte 2: Métodos de Ensaio. 2017
CARASEK, L. A.; DIAS, H. C. Avaliação da permeabilidade e da absorção de água de revestimentos, 2007.
MARIANI, B. B.; ANDRADE NETO, J. S.; AMORIM JÚNIOR, N. S. de; RIBEIRO, D. V. Efeito da incorporação de resíduo de TiO2 (MNR) na formação das fases mineralógicas de clínquer Portland. Ambiente Construído, Porto Alegre, 19(1):57- 71, jan./mar. 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678- 86212019000100293
RIBEIRO, D. V. et al. Desempenho e implicações radiológicas da utilização do resíduo da produção de TiO2 como componente de argamassas de revestimento, 2021.
SALEIRO, G. T.; CARDOSO, S. L.; TOLEDO, R.; HOLANDA, J. N. F. Avaliação das fases cristalinas de dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha. Ceram., v. 56, p. 162-167, 2010.
SANTOS, I. M. G. et al. Efeito da adição de rejeito na redução de coração negro em cerâmica vermelha. Cerâmica, v. 51, n. 318, p. 144-150, 2023
SANTOS, P. M. M. N.; et al. Desenvolvimento de Piso de Concreto Fotocatalítico a Partir da Incorporação do Resíduo Industrial da Produção de TiO2. In: Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 13º, Anais..., v. 13, n. 13, 2023.