Estudo preliminar da viabilidade do uso de resíduos de construção e demolição (RCD) como material de construção para Rip-Rap

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.3022

Palavras-chave:

Rip-rap, Resíduo de Construção e Demolição, Encostas

Resumo

O Rip-Rap é uma técnica construtiva empregada para estabilização de encosta e taludes que utiliza sacos preenchidos de solo e cimento. Os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são materiais provenientes de obras de construções, reformas, reparos e demolições, que se tornou um grande problema nos últimos anos devido ao seu acúmulo e falta de destinação.  Nesse sentido,  este  trabalho visa apresentar áreas suscetíveis a processos vulneráveis e a caracterização dos RCDs beneficiados provenientes do município para a utilização do RCD como material de construção de muros de contenções do tipo Rip-Rap. Com o grande risco de deslizamento de encostas em moradias dispostas de maneira desordenada, a prevenção se torna necessária. Com a escassez de recursos a técnica de solo-cimento ou Rip-Rap se torna uma alternativa atraente com baixo custo. Devido ao crescimento de obras e reformas, os RCDs acabam sendo descartados no meio ambiente, contribuindo para diversos tipos de poluição.  Através de cartas topográficas foi possível identificar áreas vulneráveis à processos erosivos  e caracterizar o RCD após processo de beneficiamento. Além da presença de diversas construções irregulares, a topografia da região onde se localiza o município de João Monlevade-Minas Gerais contribui diretamente para a ocorrência de movimentos de terra, ocasionando deslizamentos. Em relação a caracterização do RCD foi possível identificar um Diâmetro máximo característico de 2,6, Limite de Liquidez 32% e Limite de Plasticidade 5,39%.

Biografia do Autor

Stefany Rany Souza Pacheco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda de Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Dayane Kelles Lages, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Priscila Alves da Silva Machado, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais

Juscelina Rosiane Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 7181: Solo – Análise granulométrica. Rio de Janeiro/RJ. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6459: Solo – Determinação do limite de liquidez. Rio de Janeiro/RJ. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 7180: Solo – Determinação do limite de plasticidade. Rio de Janeiro/RJ. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6457: Amostras de solos – Preparação para ensaios de compactação e caracterização. Rio de Janeiro/RJ. 2016.

AFFONSO, F. J. A. (2005). Caracterização de Agregados Reciclados de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) para uso em camadas Drenantes de Aterros de Resíduos Sólidos. Dissertação de Mestrado. COOPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

ALMEIDA. Riscos Ambientais e Vulnerabilidades nas Cidades Brasileiras. Editora Cultura Acadêmica, 2012. E-book. ISBN 978-85-7983-289-5.

ARAÚJO JR., E. L. (2010). Uso de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) em Estacas de Compactação para Melhoramento de Solos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), Universidade de Pernambuco (UPE), 2010.

BRANDÃO, F. F. (2011). Caracterização de Resíduos Sólidos da Construção Civil para sua Utilização em Camadas Drenantes de Aterros Sanitários. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa (UFV), 108p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília: Assembleia Nacional Constituinte, 1988.

CATAPRETA, C. A. A.; SIMÕES, G. F. (2011). Utilização de Resíduos de Construção e Demolição para Cobertura Intermediária de Resíduos Sólidos Urbanos Dispostos em Aterros Sanitários. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Porto Alegre: ABES, 2011.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações. 6. Ed. rev. e ampl. LCT, Rio de Janeiro, 1987.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 7ª. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007.

CPRM – SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Carta geológica do Brasil ao milionésimo – Sistema de Informações Geográficas-SIG: folha SB.212 João Monlevade. Minas Gerais: CPRM, 2004. 1 CD Rom. Escala 1:100.000.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA DO BRASIL – INMET. Normais Climatológicas (2020/2021). Brasília - DF, 2022.

LIBERATI, FLÁVIA MIGLIORANCI, NISHITA, HIDEKI ISHIMINE, CORONEL, LUCAS, TUPPY, PRISCILA e PISZEZMAN, WOLF. Estabilidade De Encosta X Ocupação Antrópica. Trabalho de conclusão de curso, graduação em engenharia civil. escola de engenharia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.

MOURA; Verena C. Soares. Impactos ambientais da urbanização: esforços de pesquisa brasileira e mapeamento e percepção de moradores na cidade de Santarém, Pará. p.107. Santarém, 2019.

PALACIO, C. H. (2014). Estabilização de Solos com Resíduo de Construção e Demolição Reciclado (RCD-R) para Fins Rodoviários. Artigo de Conclusão de Curso de Graduação. Universidade Católica de Brasília (UCB), 2014.

PELAQUIM, Flávia Gonçalves P. Geotecnia aplicada à estabilidade de encostas e taludes. Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786589881339.

SENA, P. G.; AMORIM, E. F.; INGUNZA, M. P. D. Análises de dosagens de concreto asfáltico do tipo Pré Misturado a Frio (PMF) utilizando Resíduos da Construção e Demolição de obras (RCD). Matéria, v. 24, 2019.

YANG, D.; LIU, M.; MA, Z. Properties of the foam concrete containing waste brick powder derived from construction and demolition waste. Journal of Building Engineering, v. 32, 2020.

Downloads

Publicado

25/10/2023

Como Citar

Pacheco, S. R. S., Lages, D. K., Machado, P. A. S. ., & Ferreira, J. R. . (2023). Estudo preliminar da viabilidade do uso de resíduos de construção e demolição (RCD) como material de construção para Rip-Rap. ENCONTRO NACIONAL DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO, 8(00), 1–6. https://doi.org/10.46421/enarc.v8i00.3022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.