RELAÇÃO COMPARATIVA ENTRE FONTES DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E DE AQUECIMENTO D’AGUA NUMA UNIDADE GEMINADAS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO EXTREMO SUL DO BRASIL

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Vinicius M. Cleff Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno B. Teixeira Universidade Federal de Pelotas
  • Antônio César S. B. da Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Aquecimento Solar, Geração Solar Fotovoltaica, Habitação de Interesse Social

Resumo

Diante das diversas possibilidades de implementação de tecnologias de captação de energias renováveis, surge a necessidade de estudos que façam um comparativo da viabilidade de aplicação de diferentes fontes de captação de energia solar em diferentes sistemas. Dessa forma, objetiva-se com esse trabalho avaliar o custo benefício da implementação individual de sistemas fotovoltaicos para demanda de energia elétrica, sistema solar para aquecimento de água e/ou os seus usos mistos, visando suprir suas respectivas demandas. Para tal ensaio, foi utilizado um modelo real de uma edificação. Trata-se de uma unidade geminada de habitação de interesse social localizada no extremo sul do Brasil. Para o estudo de viabilidade de ambos sistemas, utilizou-se softwares computacionais para obtenção dos resultados técnicos de dimensionamento, e também foram feitos comparativos financeiros com base em investimento em poupança, por métodos prescritivos obedecendo as normativas e indicador econômico atual. Dessa forma, chega-se a resultados econômicos e de viabilidade técnica dos casos propostos, visando identificar os diferentes cenários de investimento.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

CLEFF, Vinicius M.; TEIXEIRA, Bruno B.; SILVA, Antônio César S. B. da. RELAÇÃO COMPARATIVA ENTRE FONTES DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E DE AQUECIMENTO D’AGUA NUMA UNIDADE GEMINADAS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO EXTREMO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2476–2485. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4308. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética