AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR INTERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM SALAS DE AULA NATURALMENTE VENTILADAS
Palavras-chave:
qualidade do ar interior (QAI), ventilação natural, edificação escolar, COVID-19Resumo
As condições internas de salas de aula são fatores importantes para a saúde e o conforto dos ocupantes e no processo de aprendizagem dos alunos. Para a obtenção de uma boa qualidade do ar interior (QAI), é necessário o uso de um sistema de ventilação apropriado, com taxas de renovação do ar adequadas. Em 2020, esta questão tornou-se especialmente relevante devido à pandemia de COVID-19, visto que estratégias adequadas de ventilação em ambientes com alta taxa de ocupação, como salas de aula, podem contribuir na redução do potencial de transmissão de doenças respiratórias. O objetivo deste estudo é avaliar a taxa de renovação do ar e a concentração de CO2 em salas de aula de edificações escolares, a fim de identificar cenários que contribuam para a redução do risco de disseminação do vírus SARS-CoV-2. Primeiro, variáveis climáticas foram monitoradas em uma sala de aula em dois períodos: antes e durante a pandemia de COVID-19. Um modelo foi calibrado com base nos dados coletados in loco, por meio do software EnergyPlus, versão 9.3. Na sequência, cenários variando o número de ocupantes e a taxa de renovação do ar do ambiente foram simulados, a fim de avaliar o impacto destas variáveis na concentração de CO2 nos ambientes. Os resultados mostraram uma diferença de aproximadamente 42% entre o pior e o melhor cenários, sendo que a redução no número de ocupantes associada a taxas de renovação do ar superiores a 6,5 hr−1 mostraram-se estratégias efetivas para a redução da concentração de CO2 no ambiente interno. No entanto, vale reforçar que as estratégias adotadas devem ser analisadas para cada situação, assim como os riscos e benefícios para os ocupantes da sala de aula.
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