Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Apresentação PPTX.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O resumo está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). O resumo não contem figuras e tabelas, essas são apresentadas no pôster.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os resumos submetidos ao ENEBIM devem conter de 800 a 1000 palavras. Os resumos devem apresentar ações de planejamento de inserção da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) no ensino superior, técnico ou continuado, experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas ou materiais didáticos desenvolvidos no contexto da difusão do BIM no ensino. Os resumos devem ser submetidos em conjunto com o pôster do trabalho no TEMPLATE do evento.

Resumos e pôsteres submetidos na temática de experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas devem apresentar narrativas, resgates de experiências ou experimentações de ensino-aprendizagem de BIM realizadas ou em andamento. Solicita-se incluir:

  • Onde aconteceu a experiência? Qual a universidade, faculdade, curso? Em que âmbito (ensino, pesquisa ou extensão)? Que tipo de disciplina (eletiva ou optativa)
  • Quando aconteceu a experiência?
  • Qual era o nível do curso? Técnico, de graduação, especialização, pós-graduação, formação complementar ...
  • Qual a área do curso? Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Design de Interiores ...uantos alunos participaram?
  • Qual disciplina abordou? arquitetura, estrutura, instalações elétricas, conforto ambiental, patrimônio ...
  • Qual fase do ciclo de vida enfatizou? estudo de viabilidade, concepção, projeto, planejamento, construção, manutenção/operação, desconstrução.
  • Qual foi a abordagem? Teórica, Prática, Teórico-prática.
  • Qual foi a carga horária?
  • Quais softwares foram utilizados?
  • Qual o nível de competência foi desenvolvido? (BIMe Iniciative 201in Competency Table).
  • Qual foi o método de ensino-aprendizagem aplicado?
  • Quais os resultados alcançados? Dificuldades e vantagens percebidas?

Resumos e pôsteres submetidos na temática planejamento de inserção de BIM na educação devem apresentar a descrição de planos de implantação de BIM para treinamento, capacitações, disciplinas, cursos ou atividades extensão. Solicita-se incluir:

  • Onde será implantado o planejamento? Qual universidade, faculdade, curso? Em que âmbito (ensino, pesquisa ou extensão)? Envolvendo quais tipos de disciplinas (obrigatória ou eletiva)? Se realizado fora de faculdade, qual empresa, grupo de estudos, ONG, instituto?
  • Qual o nível do curso pretendido? Técnico, graduação, pós-graduação, formação complementar ....
    Em qual área se planeja implementar BIM no ensino? Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, ...
  • Qual a abrangência do planejamento? Um ou mais componente curricular(res) ou de um curso completo? Planeja trabalhar qual(is) disciplina(s): arquitetura, estrutura, instalações elétricas, hidrossanitárias, MEP, infraestrutura,.
  • Quem esteve envolvido no planejamento?
  • Quais são os objetivos desejados?
  • Se foi realizado um diagnóstico de Maturidade BIM Curricular, o que é apontado?
  • Se foi realizado um diagnóstico de potencial de interface BIM com a matriz curricular, qual a interface possível?

Resumos e pôsteres submetidos na temática de materiais didáticos desenvolvidos devem apresentar conteúdos didáticos desenvolvidos para serem utilizados em disciplina, treinamento ou capacitações. Espera-se a apresentação de modelos BIM, fundamentos BIM, usos do modelo, exercícios, orientações para projetos colaborativos, dinâmicas de discussão, avaliações voltados ao suporte do ensino. Solicita-se incluir:

  • Escopo: Apresentação de material produzido para auxílio ao ensino-aprendizado de BIM.
  • Aplicação: Foi desenvolvido para um curso/empresa/disciplina específica? Qual?
  • Ciclo de vida da edificação: Para qual(is) fase(s) do ciclo de vida da edificação o conteúdo será trabalhado? Estudo de viabilidade, projeto, planejamento da construção, construção, operação e manutenção, demolição?
  • Softwares: Foi desenvolvido para ser utilizado em um software específico? Qual?
  • Categoria: É um conteúdo teórico, prático ou teórico-prático?
  • Método: Qual o método pensado para se apropriar do conteúdo?
  • Descrição: Descreva o conteúdo criado.
  • Discussão: Discussão sobre o conteúdo desenvolvido.
  • Link: Link para compartilhamento do material desenvolvido (opcional)

Caso cite fontes bibliográficas deve-se adotar o padrão ABNT para citação e referências. 

 

Artigos

Política padrão de seção

Planejamento de inserção de BIM na educação

Essa temática de trabalhos abrange a descrição de planos de implantação da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) para treinamento, capacitações, disciplinas, cursos ou atividades extensão.

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Essa temática de trabalhos é voltada para narrativas, resgates de experiências ou experimentações de ensino-aprendizagem de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling -BIM) realizadas ou em andamento.

Materiais didáticos desenvolvidos

Essa temática de trabalhos é voltada para a apresentação de conteúdos didáticos desenvolvidos para serem utilizados em disciplina, treinamento ou capacitações da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Trata-se de modelos BIM, fundamentos  BIM, usos do BIM, exercícios, orientações para projetos colaborativos, dinâmicas de discussão, avaliações, entre outros.

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