Plano de educação BIM

trilha de capacitação BIM para empresas desde o ponto de adoção

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1888

Keywords:

Plano de educação BIM, Diagnóstico de maturidade BIM, Adoção BIM

Abstract

O Projeto Rio Construção tem como objetivo um conjunto de ações da Firjan com as instituições parceiras para elevar a produtividade e a competitividade das empresas do setor no estado do Rio de Janeiro.  Serão trabalhados cinco eixos prioritários e no eixo tendências, tecnologia e inovação se destaca o programa de capacitação denominado: Rio Construção BIM. O Programa Rio Construção BIM se justifica pela demanda legal por BIM no Brasil de forma associada aos seus benefícios evidenciados pelos resultados das duas pesquisas nacionais do BIM Forum Brasil. Essas pesquisas aconteceram em parceria com o CREA e CAU, que somadas conseguiu mais de dez mil respostas válidas.  Esse resultado reforça os achados da Escuta Técnica e Monitoramento de Tendências, ambos feitos pela Firjan (2022). A 1ª fase deste programa de capacitação profissional e empresarial para adoção BIM se divide em quatro pilares referentes a: Portfólio de Cursos BIM, Disseminação do Conhecimento, Diagnóstico de maturidade BIM e Plano de Implantação BIM. Destacam-se os pilares Diagnóstico de Maturidade BIM e Plano de Implantação BIM. No primeiro as empresas terão disponíveis um instrumento de diagnóstico feito pela mescla, recorte e automatização de documentos existentes e disponibilizados pela academia, mercado e poder público para uso do setor (SUCCAR, 2010; BÖES, 2019; Ministério da Economia, 2019; MAGALHÃES; SALGADO; SANTOS, no prelo, 2022). Este instrumento contempla a tutoria gratuita para preenchimento e leitura de resultados. Presume-se que as empresas que estiverem no Ponto de Adoção BIM (SUCCAR e KASSEM, 2016; SUCCAR e KASSEM, 2017) sentirão com mais intensidade os impactos desta ação. Este diagnóstico de autoavaliação será aplicado por meio de envio, preenchimento e recebimento digitais. As respostas geram um gráfico que situa a empresa nas dimensões processos, pessoas e tecnologia em 5 níveis crescentes de maturidade. No segundo pilar, que é o Plano de implantação BIM, haverá uma capacitação remota, que consolida o entendimento ao associar as metas e usos BIM pretendidos. Neste ponto, com as metas definidas,  as empresas poderão calibrar e monitorar seus avanços e metas longo de sua jornada BIM. O produto desta etapa é um relatório que orienta o ciclo de implementação BIM estabelecido pela empresa. Essa nova fase do PEB estava prevista (ENEBIM, 2018), mas teve seu início postergado para 2022 dada a pandemia COVID-19 e a inauguração do Centro de Referência Firjan SESI SENAI de Construção Civil. Os autores agradecem às equipes, áreas e projetos que antecederam a este; entidades e autores pelos documentos disponibilizados para uso do setor, e a UFRJ – PROARQ / USP por orientar um dos autores em seu programa de doutorado.

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Author Biographies

Cristiane Ramos Magalhães, Universidade Federaldo Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Roberto da Cunha, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Regina Helena Malta Nascimento, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Sociologia e Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Ana Cristina Monteiro Carvalho, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Sistemas de Gestão Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

 

Andreia Soares Arpon, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1999)

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Published

08/06/2022

How to Cite

MAGALHÃES, C. R. .; CUNHA, R. da .; NASCIMENTO, R. H. M. .; CARVALHO, A. C. M. .; ARPON, A. S. . Plano de educação BIM : trilha de capacitação BIM para empresas desde o ponto de adoção . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1888. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1888. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Planejamento de inserção de BIM na educação