Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
Avaliação de aceitação tecnologica do BIM no ensino superior
2Likes
35Views
2022Nov 23
A presente pesquisa de experiência de ensino-aprendizagem BIM foi realizada de forma online nos Centros Universitários Campo Real, Ugv e UniBrasil, instituições coligadas do grupo UniBrasil, com alunos de três períodos distintos para uma melhor análise, escolhidos para participar de acordo com a oportunidade, já que os alunos do 3º período estão sendo apresentados ao ensino do software Revit nas aulas do curso de Arquitetura, os alunos do 5º período já tiveram a oportunidade de projetar com a ferramenta e o 7º período está tendo o primeiro contato mais próximo ao final do curso que os demais, com a diferença entre os períodos de complexidade de modelagem de projetos. A metodologia utilizada foi a pesquisa com levantamento de dados, de forma quantitativa e qualitativa, buscando avaliar como os participantes encaram cada forma de projetar nos dias atuais. Para a pesquisa, foram elaboradas rubricas, ferramenta de avaliação qualitativa fundamentadas em evidências mensuradas com a leitura da realidade, a partir de conceitos iniciais sobre a utilidade e facilidade observadas por cada aluno sobre determinados tipos de tecnologias disponibilizadas atualmente para o desenvolvimento de projetos: o desenho a mão, o método CAD, com os softwares Autocad e SketchUp, e o BIM, mais especificamente com o Revit, sendo que a participação foi de 24 alunos da Campo Real, 18 alunos da Ugv e 26 alunos da UniBrasil. As rubricas desenvolvidas de forma inicial passaram por validação com orientação, as quais foram transformadas em evidências que permitissem que todos os alunos se identificassem com alguma das opções, de forma a não induzir a respostas e não tornar apenas uma avaliação quantitativa. A rubrica foi apresentada aos alunos no primeiro semestre de 2022, entre o dia 27 de maio e 6 de junho. O nível do curso era a graduação, abordando a disciplina de Computação Gráfica com ênfase na etapa de projeto, com exercícios em modelagem de projeto arquitetônico preexistentes em níveis de desenvolvimento crescentes. A abordagem foi prática, sendo que já existe uma discussão teórica, principalmente com o 7º período, com uma carga horária de 80 horas, focada na avaliação apenas do software e não do método de projetar como um todo e aplicando a tutoria de aprendizagem de softwares como método de ensino-aprendizagem, junto de sala de aula invertida, aulas expositivas e aprendizagem baseada em problemas. O nível de competência desenvolvido foi o R06 (pesquisar e analisar), na qual é descrito como publicar pesquisas acadêmicas com foco em BIM, inovação ou colaboração. Com os resultados adquiridos, foram elaborados gráficos para apresentar os resultados de forma comparativa. REFERÊNCIA BAUKAT, D.; PERGHER, R. D. . Avaliação de aceitação tecnologica do BIM no ensino superior. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 19 nov. 2022.

Follow along using the transcript.

GT Tic Antac

666 subscribers