Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
Diagnóstico da grade curricular no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE para inserção do BIM
4Likes
91Views
2022Nov 23
Este artigo apresenta uma das ações desenvolvidas pela Célula BIM UFPE. As células BIM são resultado de um edital lançado pelo Ministério da Economia que apresentava como uma de suas sub-metas a “Proposta e instalação de Célula BIM em Instituição de Ensino Superior (IES) visando estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao Building Information Modeling (BIM)” (Brasil. Ministério da Economia, 2019). O BIM é entendido como um conjunto de políticas, processos e tecnologias que visam produzir, comunicar e analisar a informação da construção. Representando a expressão da inovação na indústria da construção civil, o BIM é tido como um novo conceito em projetos de Arquitetura e Engenharia. Para cursos de graduação nessas áreas, a adoção do BIM é de fundamental importância para a ampliação das competências BIM no setor da Construção Civil (Delatori, 2014). Entretanto, a adequada incorporação dos conteúdos BIM em cursos de graduação deve ser precedida de ações preliminares (BÖES; BARROS; LIMA, 2021), sendo o diagnóstico do projeto pedagógico e, em particular, da matriz curricular, uma delas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar o resultado de um diagnóstico da grade curricular no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Este tem como propósito avaliar em que medida os conteúdos BIM podem ser incorporados nas disciplinas do curso. REFERÊNCIA ANDRADE, M. L. V. X. de .; GRIZ, C.; VIDAL, E. Diagnóstico da grade curricular no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE para inserção do BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 18 nov. 2022.

Follow along using the transcript.

GT Tic Antac

666 subscribers