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Diagnóstico de interface BIM na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens
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2022Nov 22
BIM pode ser entendido como um conjunto inter-relacionado de processos, políticas e tecnologias que gerenciam a informação em todo o ciclo de vida da edificação (SUCCAR, 2009). Com a publicação de decretos e de normas que visam a incentivar e regulamentar o uso de BIM na construção civil, as universidades perceberam a urgência na implementação de BIM nas suas respectivas grades curriculares a fim de capacitarem os futuros profissionais conforme as necessidades do mercado de trabalho. Frente a isso, o Ministério da Economia em conjunto com a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ANTAC, estão coordenando a rede de Células BIM, cujo objetivo é criar instrumentos pedagógicos para a difusão do BIM no ambiente acadêmico. O Centro Universitário Facens, que visa a formar profissionais capacitados conforme as tendências atuais do mercado, é uma das instituições que formam este grupo. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens é um curso que desde o seu início se preocupa com o uso da tecnologia tanto na grade curricular das disciplinas, quanto durante a ministração das aulas, a partir de metodologias ativas. O presente relatório tem como objetivo demonstrar os resultados do diagnóstico BIM na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens, através do mapeamento do potencial de interface com BIM em todos os componentes curriculares do curso. REFERÊNCIA BARROS , N. N. .; BRÍGITTE, G. T. N. . Diagnóstico de interface BIM na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 18 nov. 2022.

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