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Recursos de RV, RM e FD associados ao BIM na formação de técnicos em Edificações
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2022Nov 21
Este trabalho apresenta um estudo piloto para a implementação da tecnologia BIM no curso técnico de edificações, onde foram associados recursos de RV, RM e FD. O objetivo de incorporar as referidas tecnologias foi potencializar o desenvolvimento do raciocínio espacial a partir dos recursos de visualização aprimorados que elas proporcionam, bem como pela necessidade de implementação do BIM no referido curso. Pedagogicamente, apoia-se sobre os conceitos de construção do espaço (PIAGET e INHELDER, 1993) e de abstrações reflexionantes (PIAGET, 1995). Neste contexto, entende-se que o desenvolvimento do raciocínio ocorre pela interação do indivíduo com o meio, o que nesta pesquisa se caracteriza por atividades que ocorrem no meio digital e também no meio físico. As atividades propostas foram organizadas de acordo com o continuum da realidade-virtualidade proposto por Milgram e Colquhoun (1999). A experiência ocorreu como um projeto de ensino destinado aos estudantes do quinto semestre do curso integrado, com um total de 12 participantes e 60 horas-aula, entre os meses de fevereiro e abril de 2022. As atividades, que tinham como um de seus objetivos evidenciar o caráter do projeto de arquitetura como meio de comunicação entre os envolvidos em uma obra, simularam etapas da construção. Desse modo, na primeira etapa seis duplas de alunos formaram equipes de projeto e cada uma deveria modelar utilizando o software Revit, um dos dois projetos de residência unifamiliar selecionados previamente pelos professores. Cada projeto foi modelado por três duplas. Ainda que a atividade de modelagem fosse individual, para que eles experimentassem as ferramentas, as duplas deveriam auxiliar-se nesta etapa. Na segunda etapa as duplas trocaram projetos entre si e formaram equipes de planejamento, com a tarefa de extrair informações qualiquantitativas dos projetos modelados pelos colegas. Esta etapa, além de enfatizar o caráter informacional dos modelos BIM, teve como objetivo compreender se os estudantes seriam capazes de interpretar corretamente um projeto de outrem. Uma reunião virtual feita a partir da ferramenta Augin Hub auxiliou-os nessa tarefa. Eles também experimentaram um passeio virtual em RA com o Augin App. Na terceira e última etapa, os estudantes constituíram equipes de execução, na qual deveriam planificar e montar um modelo físico de seus projetos em MDF, na escala 1/50, cortado na cortadora laser CNC (computer numeric control). As etapas assim descritas evidenciam a intenção de que as atividades provocassem interações com os modelos digitais, impelindo os estudantes a construir e desconstruir os modelos, geométrica e informacionalmente. As referidas tecnologias foram escolhidas por oferecerem recursos de visualização aprimorados e diferenciados entre si, com o objetivo de testar quais as mais adequadas para desencadear processos de abstrações reflexionantes nos estudantes. A coleta de dados incluiu a observação dos encontros, bem como entrevistas semiestruturadas feitas com os participantes e análise dos modelos tridimensionais e documentos técnicos produzidos por eles. REFERÊNCIA ROCHA, L. S.; NOGUEIRA, T. B.; SANTOS, L. de A. dos .; NOTARE, M. R. Recursos de RV, RM e FD associados ao BIM na formação de técnicos em Edificações. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 19 nov. 2022.

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GT Tic Antac

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