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Na intenção de implementar o ensino de BIM no Curso Técnico de Edificações, no IFSul - Campus Pelotas, foi promovido um projeto de capacitação dos professores proporcionando um primeiro contato com o software Autodesk Revit que possibilitou a compreensão das necessidades e desafios para a implementação deste no curso. Em um segundo momento, realizou-se um projeto de ensino com o objetivo de estabelecer uma metodologia de trabalho para a implementação do ensino de BIM nas disciplinas com vistas à atualização da matriz curricular, de acordo com as demandas do mundo do trabalho, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de uma visão holística da construção, desde a especificação de materiais e técnicas construtivas até a compatibilização de projetos, o planejamento e a gestão da obra, assim como a gestão e manutenção da edificação, com vistas a produzirmos obras em concordância com os preceitos de sustentabilidade ambiental. Inicialmente real…...more
Ensino de BIM no Curso Técnico de Edificações do IFSUL - Campus Pelotas
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2022Nov 21
Na intenção de implementar o ensino de BIM no Curso Técnico de Edificações, no IFSul - Campus Pelotas, foi promovido um projeto de capacitação dos professores proporcionando um primeiro contato com o software Autodesk Revit que possibilitou a compreensão das necessidades e desafios para a implementação deste no curso. Em um segundo momento, realizou-se um projeto de ensino com o objetivo de estabelecer uma metodologia de trabalho para a implementação do ensino de BIM nas disciplinas com vistas à atualização da matriz curricular, de acordo com as demandas do mundo do trabalho, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento de uma visão holística da construção, desde a especificação de materiais e técnicas construtivas até a compatibilização de projetos, o planejamento e a gestão da obra, assim como a gestão e manutenção da edificação, com vistas a produzirmos obras em concordância com os preceitos de sustentabilidade ambiental. Inicialmente realizou-se uma pesquisa para identificação da implementação do sistema BIM em construtoras e nos escritórios de engenharia e arquitetura de Pelotas, e uma revisão de literatura a respeito da implementação do sistema em ambientes acadêmicos como cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de Arquitetura e Engenharia Civil. A pesquisa com os escritórios indicou que 64,71% da amostra utilizam a tecnologia BIM, a maioria começou a utilizar no período entre 2 a 5 anos e somente um escritório apontou que não pretende utilizá-la. Foram indicadas as seguintes vantagens: modelagem tridimensional, rapidez na produção de desenhos técnicos, precisão nos detalhamentos, centralização de arquivos, compatibilidade entre projetos e auxílio no planejamento da obra, sendo a modelagem o item citado por quase todos os escritórios. A maior desvantagem apontada pelos escritórios foi a falta de profissionais qualificados para utilizar ferramentas BIM. Na sequência, iniciou-se a oferta de um curso de curta duração ministrado aos estudantes do curso técnico, como experiência para desenvolver a metodologia para a implementação futura no currículo do curso. O curso foi desenvolvido em uma turma de quinze estudantes com um encontro semanal de duas horas-aula ao em doze semanas. Em paralelo a oferta do curso, ocorreram reuniões semanais de capacitação, planejamento, acompanhamento e avaliação pelos professores envolvidos. O curso teve início em março de 2020, e foi interrompido em virtude da pandemia COVID-19. No ano de 2021, o planejamento foi retomado, o projeto de ensino atualizado e ampliado com objetivo de retomarmos as ações para a implementação do ensino de BIM. Nesta segunda etapa foi ofertado um novo curso de curta duração aos estudantes. O curso foi desenvolvido, no ano de 2022, com 12 estudantes de uma turma do quinto semestre, com um encontro semanal presencial ao longo de dez semanas e atividades à distância. Com base nestas experiências os professores estão desenvolvendo estudos para a inserção do ensino de BIM na matriz curricular do curso, com objetivo de integrar os vários componentes curriculares modificando o modo de abordá-los em sala de aula.
REFERÊNCIA
FREITAS, A. C. B. .; CURCIO, D. da R. .; PLÁ, J. de O. .; ROCHA, L. S. .; VIANA, T. F. .; MENDONÇA, V. F. . Ensino de BIM no Curso Técnico de Edificações do IFSUL - Campus Pelotas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 18 nov. 2022.…...more