Aplicação do BIM em conforto térmico
Experimento no ensino
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1947Palavras-chave:
BIM, Conforto Ambiental, Ensino, Célula BIM, FAUFBAResumo
Este trabalho apresenta o planejamento de um experimento didático a ser realizado em duas disciplinas da área de Conforto Ambiental do curso diurno de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É decorrente do projeto Célula BIM na UFBA, que visa ampliar e consolidar a adoção desta modelagem no ensino de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). Está Célula faz parte da Rede de Células BIM da ANTAC. Como uma das primeiras ações da Célula BIM, foi realizada uma análise de interface da matriz curricular deste curso com BIM (CHECCUCCI, 2014; MÉTODO, 2021) que identificou 17 disciplinas com clara relação com BIM (TELES et al.,2022). Destas, as disciplinas de conforto ambiental foram escolhidas para realizar o experimento inicial, pela boa aceitação dos docentes que as ministram tiveram com o projeto. O experimento tem como objetivo principal introduzir a adoção do BIM nestas disciplinas, além de: (a) capacitar a professora das turmas envolvidas e os discentes na aplicação de ferramentas BIM para avaliação e otimização do Conforto Ambiental da edificação; (b) desenvolver material didático para auxiliar a docente no ensino de BIM nas próximas edições destes componentes curriculares; (c) estimular o uso do BIM entre discentes. Esteve envolvido no planejamento deste experimento a coordenadora da Célula BIM na UFBA, juntamente com três pesquisadoras voluntárias especialistas em BIM e conforto ambiental, e uma bolsista de iniciação científica, graduanda em arquitetura. A intervenção foi discutida com o grupo de pesquisa do Laboratório de Conforto Ambiental e Tecnologia (LACAM-TEC) da Faculdade de Arquitetura da UFBA e com a professora da disciplina.
A experiência didática será realizada no segundo semestre de 2022, em duas turmas da disciplina obrigatória “Conforto Ambiental II”, com 23 e 35 alunos cada; e em uma turma da disciplina optativa “Laboratório de Conforto Ambiental 1”, que possui 10 alunos inscritos. Ambas são disciplinas de carga horária semestral de 34h, ocorrem uma vez na semana e são ministradas pela mesma docente. A introdução do BIM nestas disciplinas ocorrerá na quarta e na quinta aula do semestre, correspondendo ao mês de setembro de 2022, logo após os alunos terem adquirido conhecimento básico sobre conforto térmico e geometria solar. A abordagem da intervenção será teórico-prática por meio de duas aulas, na sede da própria faculdade, totalizando 3h20min de carga horária. O índice de competência individual a ser desenvolvido é o nível básico 1 tanto teórico quanto aplicado (SUCCAR; SHER; WILLIAMS, 2013), com nível de competência Operacional (O03 - Projeto e planejamento; O04 - Simulação e Quantificação) e Técnica (T04 - Modelagem; T05 - Documentação) (BIM EXCELLENCE, 2017). A primeira aula da intervenção será expositiva, realizada por uma pesquisadora da Célula BIM UFBA, que apresentará a conceituação de BIM, sua relação com o Conforto térmico e aplicações possíveis com o software Revit® da Autodesk®. Também nesta aula será apresentado o exercício prático, a ser realizado na aula seguinte. Este exercício será feito em uma edificação recém inaugurada e em uso da FAUFBA e foi uma sugestão de uma professora do LACAM-TEC, que apresentou como uma das vantagens na escolha desta edificação a viabilidade dos alunos poderem observar in loco as reais condições ambientais do edifício. Ainda na primeira aula os alunos receberão um link de acesso a uma pasta na nuvem com arquivo template de Revit® (com modelos de brise e cobogó), as plantas baixas da edificação e videoaulas explicando como modelar o edifício. A segunda aula da intervenção será prática, com as turmas indo para o Laboratório de Informática para a realização do experimento individual, que será orientado por outra pesquisadora voluntária da Célula BIM. Inicialmente os estudantes irão modelar a arquitetura do edifício. Como o objetivo final é realizar estudos na área de conforto ambiental, caso algum aluno não consiga modelar o edifício a tempo, um modelo previamente feito será disponibilizado pela professora, de modo a permitir ao estudante passar para a segunda fase do trabalho. Após a modelagem, a pesquisadora irá orientar os alunos sobre como georreferenciar o edifício. Estas orientações também serão disponibilizadas em vídeo e em PDF na mesma pasta da nuvem. Com o estudo da geometria solar, os discentes deverão criar alternativas arquitetônicas que resultem em aumento do conforto térmico, como a instalação de cobogó, brise ou outras.
Esta é uma proposta ainda bem inicial de inserção do BIM nas disciplinas de conforto do curso diurno de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. No entanto, se mostra um passo importante para iniciar a capacitação docente no tema, que pode posteriormente ampliar seus conhecimentos, permitindo aprofundar os conteúdos relacionados ao BIM trabalhados nestes componentes curriculares. Os materiais didáticos construídos e utilizados nos experimentos serão sistematizados após a realização da ação, sendo divulgados nas ações do projeto Célula BIM da UFBA, de modo a contribuir com a ampliação do ensino de BIM em disciplinas afins, em outras instituições de ensino no país.
Downloads
Referências
BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf Acesso em: 27 ago. 2022.
CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
MÉTODO de identificação da interface com BIM na matriz curricular. Érica de Sousa Checcucci. 2021. 1 vídeo (27:58 min). Publicado pelo canal do Youtube GT TIC ANTAC. Playlist Células BIM. 7 mai. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= 8i32NV4PLjc&list=PLkL20v6GBV3yEjceOKS8WpQd4xxemV6A2&index=2&t=15s. Acesso em: 17 mar. 2022.
TELES, R. P; NOGUEIRA. F. M. S.; LEIRO, M. S.; PEREIRA; A. P.; BASTIAN, A. V.; CHECCUCCI, E. S. Análise da matriz curricular do curso diurno da UFBA: verificação da interface com BIM. ENTAC2022. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022, Canela. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2022. No prelo.
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction. n. 35 p. 174-189. 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR