Minicurso em projeto de extensão acadêmico aplicado ao uso do BIM com famílias adaptativas para cálculo de índices urbanísticos

Authors

Keywords:

BIM, Treinamento, Famílias paramétricas, Índices urbanísticos

Abstract

Diante da possibilidade de criação de um projeto de extensão para prestação de serviço às prefeituras de João Pessoa/PB e Cajazeiras/PB para implantação do Building Information Modeling (BIM) através do uso do protótipo de um sistema, estruturou-se um minicurso para que a equipe de estudantes participantes do projeto fizesse seus primeiros contatos com a tecnologia. Trata-se de um protótipo resultado de uma pesquisa de mestrado no PPGAU/UFPB em que foi desenvolvida uma família paramétrica de pontos adaptativos capaz de identificar a forma poligonal de terrenos urbanos e relatar o potencial construtivo máximo ao interpretar as variáveis dos índices urbanísticos que incidem sobre o terreno. Segundo Eastman (2014, p. 134) “uma parte crítica da educação, além do ensino dos conceitos e aplicações do BIM, é relacionada ao treinamento técnico em ferramentas  BIM específicas”. Nessa direção, o minicurso teve o objetivo de realizar um treinamento para a equipe conhecer as características paramétricas do software Revit em que foi desenvolvido o protótipo, e capacitar os alunos para parametrização de dados através do ambiente de criação de famílias do Revit, com uso de tabelas de pesquisa as quais são preparadas num editor de planilha (Excel) e vinculadas a família. O grupo de participantes era composto por estudantes de Engenharia Civil e Técnico em Edificações do IFPB/Campus Cajazeiras-PB. Os discentes precisavam compreender o ambiente de parametrização para estruturar em formato de banco de dados os valores dos índices urbanísticos a serem interpretados do código de urbanismo de João Pessoa e Cajazeiras-PB. A hipótese era de que mesmo os alunos não sendo usuários efetivos do Revit, seria possível seu uso em um ambiente específico da ferramenta através de um treinamento direcionado ao uso de famílias paramétricas. A metodologia do minicurso consistiu em uma aula expositiva-experimental onde foi inicialmente exposto os conceitos básicos do BIM, seguido do contato com o software Revit para apresentação da interface do software. Considerando o contexto de adoção em que não havia docentes com amplo conhecimento na tecnologia, foi realizada uma parceria social com a Faculdade Santa Maria - FSM/PB que disponibilizou o ministrante. Na parte experimental foi disponibilizada a família paramétrica para que todos pudessem testar sua performance. Utilizando o esquema proposto por Succar e Kassen (2015) para a análise de difusão do BIM, foram obtidos resultados que contemplam dois campos da sua estrutura: Tecnologia e Processos, ambos no primeiro nível de maturidade, a Modelagem. Seguindo as definições apresentadas por Succar, Sher e Williams (2013), foi possível perceber que a competência desenvolvida nesta atividade foi a Técnica [T]. Os participantes entraram na atividade no Nível 0 Nenhum (falta de competência em um tópico específico). Saíram com o Nível 1 Básico (uma compreensão de conceitos e fundamentos com alguma aplicação prática inicial). Por fim, constatou-se que foi atingido o objetivo de aprendizagem definido para os estudantes considerando o fato que os mesmos conseguiram abrir a família paramétrica, utilizá-la no arquivo de projeto disponibilizado, acessar o navegador de projetos, e verificar os resultados automáticos que eram gerados nas tabelas de quantitativos. É possível ainda destacar como positiva a presença não somente de discentes, como também de professores do instituto durante a atividade. Como consequência tem-se a contribuição para o desenvolvimento dos usos da Modelagem da Informação da Construção em meio ao corpo docente do IFPB, gerando uma atmosfera favorável para que este tipo de abordagem seja levada da extensão ao ensino das disciplinas e trabalhado cada vez mais, buscando o avanço quanto aos níveis de maturidade e competências a serem exploradas dentro dos cursos ofertados nesta instituição de ensino.

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References

EASTMAN, C. et al. Manual do BIM - Um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Boolkman, 2014.

SUCCAR, Bilal; SHER, Willy; WILLIAMS, Anthony. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction, Australia, v. 35, p. 174-189, 20 jun. 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0926580513000836. Acesso em: 29 set. 2019.

SUCCAR, Bilal; KASSEM, Mohamad. Macro-BIM adoption: Conceptual structures. Automation in Construction, Australia, v. 57, p. 64-79, 25 abr. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0926580515001028. Acesso em: 29 set. 2019.

Published

21/11/2019

How to Cite

FARIAS JÚNIOR, A. G. de .; CAVALCANTI, . F. T. M. . Minicurso em projeto de extensão acadêmico aplicado ao uso do BIM com famílias adaptativas para cálculo de índices urbanísticos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–4. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/249. Acesso em: 18 may. 2024.

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Descrição de treinamentos ou cursos de especialização