BIM aplicado à disciplina de Desenho Gráfico para Engenharia: interdisciplinariedade através do Projeto Integrador

Autores

  • Iarítissa Santos Carneiro Faculdade Ari de Sá (FAS).
  • Davi Lima Pinto
  • João Lopes Medeiros
  • Fatima Rayanne Gonzaga Faculdade Ari de Sá
  • Daniel Silva Vieira
  • Lilian Brasileiro Faculdade Ari de Sá

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Desenho

Resumo

A implantação da plataforma BIM - Building Information Modeling, ou modelagem das informações da construção, tem ganhado destaque no mercado da construção civil. Tal fato é observado principalmente devido ao seu grande potencial de integrar as informações e proporcionar uma maior produtividade antes, durante e depois do ciclo de vida de um empreendimento. Convém ressaltar a extrema importância lógica na criação do modelo, pois, diferentemente do que é realizado no CAD - Computer Aided Design -, não se trata apenas de um desenho em 2D. Um projeto executado em BIM possui características singulares que permitem a inserção de diversas informações de projetos, além da modelagem 3D, o que gera uma visão holística de todo o processo construtivo. É nesse contexto que formar profissionais que estejam aptos a observar e entender o funcionamento dessas novas ferramentas é essencial ao processo de ensino-aprendizagem com rebatimento no mercado de trabalho ao qual estão inseridos. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever uma nova metodologia aplicada ao ensino de Desenho Gráfico para alunos de 4º semestre do curso de engenharia civil da Faculdade Ari de Sá. O referido semestre marca o primeiro contato entre os discentes e a plataforma BIM, por meio interdisciplinaridade das disciplinas Projeto Integrador IV (PI IV) e Desenho Gráfico para Engenharia I, que apresenta os preceitos do desenho e de aprendizagem da ferramenta, enquanto o PI IV aborda os conceitos gerais das etapas construtivas, aplicando-os no software Revit, pertencente à plataforma BIM, na modelagem de uma Passive House - envolve um sofisticado sistema de ventilação artificial (para garantir ar fresco, sem perdas ou ganhos indesejados de calor), bem como adequado desenho arquitetônico para garantir conforto térmico e sustentável à edificação. O PI IV prioriza a autoaprendizagem sob orientação, no qual o discente está no centro do processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver no aluno a capacidade de, já nos primeiros semestres, compreender o processo construtivo – por intermédio da construção virtual - e aprender noções básicas de utilização dessa ferramenta, mostra-se como um componente curricular essencial à formação profissional dos acadêmicos. Sendo assim, duas disciplinas com cargas horárias independentes interagem em conjunto para elaboração de um projeto, que, além de integrar informações através do uso da plataforma BIM, utilizam de conceitos básicos de sustentabilidade social, econômica e ambiental. E como produto final do semestre, é apresentado o modelo em uma sessão de comunicação oral, no qual os discentes são avaliados por i) modelo apresentado; ii) desenvoltura na comunicação; e, iii) aplicação dos conceitos de Passive House.

 

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

CARNEIRO, I. S. .; PINTO, D. L. .; MEDEIROS, J. L. .; GONZAGA, . F. R. .; VIEIRA, D. S.; BRASILEIRO, L. . BIM aplicado à disciplina de Desenho Gráfico para Engenharia: interdisciplinariedade através do Projeto Integrador. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/268. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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