Workshop online de prática integrada de projeto BIM – UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.293

Palavras-chave:

Workshop, Extensão, Engenharia Civil, Arquitetura, Estudo Preliminar, Plannerly, Competências funcionais, Aprendizagem ativa

Resumo

Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada durante o I Workshop on line de prática integrada de projeto BIM realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) de forma remota durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS) que aconteceu em 2020. A atividade foi planejada conjuntamente pelo prof. da Escola Politécnica Sávio Melo, a professora da Faculdade de Arquitetura Érica Checcucci e a professora convidada Ana Paula Carvalho Pereira. O workshop foi desenvolvido como curso de extensão, teve duração de 2 semanas e 30 horas de carga-horária distribuídas em 3 encontros síncronos de 2 horas cada e 24 horas de trabalho autônomo e assíncrono dos participantes. Seus objetivos: explorar as possibilidades de trabalho colaborativo de um projeto BIM enfocando os diferentes papéis de uma equipe multidisciplinar e promover uma experiência introdutória de desenvolvimento do estudo preliminar de uma residência unifamiliar, definindo os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de forma remota, e com auxílio de uma Plataforma de Gestão de Projetos BIM (Plannerly). Teve como premissas o trabalho colaborativo, multidisciplinar e à distância com participação ativa dos inscritos. Como pré-requisito, foi solicitado que o participante tivesse competências técnicas BIM individuais em pelo menos uma das disciplinas a serem trabalhadas. O foco do workshop era desenvolver competências funcionais BIM individuais (coordenar projetos, trabalhar em equipe, gerenciar processos, etc.).

Se inscreveram para o workshop 128 candidatos, entre arquitetos-urbanistas, engenheiros e estudantes de arquitetura e engenharia. Destes, 28 foram selecionados e distribuídos em 4 times de 7 participantes cada, com diferentes formações, níveis de competência BIM e de diferentes partes do Brasil. Foi sugerido pelos docentes uma distribuição preliminar de papéis nos times, que foi ratificada ou alterada por cada grupo, contendo: 1 BIM manager; 2 projetistas de arquitetura, 2 projetistas de estruturas e 3 projetistas de instalações. Foi criado para o workshop um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle composto de edital do workshop, planta baixa de uma residência da qual deveria ser desenvolvido o estudo preliminar, fórum de discussão para cada time, espaço para envio dos entregáveis de processo e de projeto, tutoriais onlines sobre a plataforma de gestão Plannerly e questionário de avaliação do workshop. No primeiro encontro síncrono a atividade foi explicada e os participantes se reuniram para escolher o nome do time (“empresa”) e definir os papéis de cada membro do grupo, além de organizar o trabalho a ser desenvolvido nas 2 semanas seguintes. No segundo e no terceiro encontro cada time apresentou o modelo BIM desenvolvido para os docentes responsáveis pelo workshop e para 3 especialistas convidados, que fizeram críticas e sugestões sobre o trabalho desenvolvido. Além disso, o uso do Plannerly permitiu que cada time elaborasse o Plano de Execução BIM do projeto, definisse uma lista visual de requisitos de escopo necessários para os marcos de entrega do projeto, criasse um cronograma para desenvolvimento do modelo BIM e acompanhasse o progresso das tarefas por marco, equipe ou membro individual do grupo. Além de entregáveis referentes aos projetos, foi solicitado que o time apresentasse reflexões e entregáveis do processo desenvolvido, como dificuldades e vantagens do trabalho colaborativo e remoto. Ainda, cada participante deveria entregar, a partir da segunda semana, um diário individual de atividades desenvolvidas descrevendo o que havia realizado na semana, a carga-horária de trabalho dispendida com as atividades do workshop e suas reflexões sobre o processo vivenciado.

Após duas semanas de trabalho, os resultados mostraram ganhos de aprendizagem e desenvolvimento de competências BIM pelos participantes, reforçando a ideia de que ações pontuais e curtas podem ajudar a promover a adoção de BIM no país. Ficou clara a importância de promover oportunidade para trabalhar as competências funcionais que o BIM demanda. Os times conseguiram desenvolver diversos entregáveis e projetos preliminares das disciplinas solicitadas, entregando modelos BIM, pranchas técnicas e vídeo dos projetos desenvolvidos.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/MCnYyGrPlt4

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Biografia do Autor

Reymard Savio Sampaio de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Atuais interesses de pesquisa: Tecnologias digitais na Gestão da Construção.

Érica de Sousa Checcucci , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. 

Ana Paula Carvalho Pereira, Universidade Salvador

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professora no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-graduação Lato Sensu na Área de Arquitetura da Universidade Salvador (UNIFACS). Também professora no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil no SENAI-CIMATEC e na Pós-graduação MBI-BIM Master in Business Innovation. 

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

MELO, R. S. S. de .; CHECCUCCI , Érica de S. .; PEREIRA, A. P. C. Workshop online de prática integrada de projeto BIM – UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.293. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/293. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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