BIM em Conforto Ambiental I
objetos de aprendizagem para estudos de sombras no Revit
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3363Palavras-chave:
BIM, Ensino, Conforto AmbientalResumo
Este trabalho apresenta e discute o desenvolvimento de materiais didáticos utilizados em 2023.1 em duas turmas da disciplina obrigatória ARQ025 – Conforto Ambiental I, do curso diurno de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. A ação está relacionada ao projeto Célula BIM na UFBA, que integra a Rede de Células BIM da ANTAC. A disciplina tem como objetivo discutir conceitos e capacitar os estudantes no uso de ferramentas relacionadas ao conforto térmico na Arquitetura. A experiência da intervenção realizada, com mais detalhes sobre a disciplina, está sendo descrita em outro trabalho, pelos mesmos autores, nessa edição do ENEBIM 2023.
O conteúdo programático escolhido para inserir o BIM em Conforto I foi o estudo de sombras projetadas pelas edificações no seu entorno e teve como objetivo principal introduzir a simulação computacional com o uso do software Revit. A escolha desse programa se deu pela licença estudantil, por estar disponível no laboratório da faculdade e por conta dos recursos que possui para elaboração de estudos solares, que permitem visualizar o impacto da luz natural e das sombras no exterior e interior dos edifícios. O “Caminho do Sol”, ferramenta disponível no Revit, é uma representação visual das faixas de movimento do sol através do céu na localização geográfica especificada para um projeto. O caminho do sol é exibido dentro do contexto do projeto e permite posicionar o sol em qualquer ponto desta faixa de movimento, entre o nascer e o pôr do sol, durante o ano.
Os materiais didáticos desenvolvidos foram utilizados em atividades e momentos distintos na disciplina. Inicialmente foi elaborada uma apresentação de slides sobre conceitos básicos do BIM e algumas possíveis interfaces com o Conforto Ambiental, para ser utilizada em aula teórica.
O segundo material didático desenvolvido foi um edital com orientações para o desenvolvimento do trabalho final da disciplina, quando houve a intervenção do projeto Célula BIM.
O terceiro material didático elaborado para a intervenção foi o modelo de 10 edifícios de um conjunto habitacional de interesse social, criados como massas no software Revit. Esse modelo foi desenvolvido para os estudantes realizarem estudos de incidência solar nas fachadas e simularem as sombras projetadas pelas edificações no seu entorno. Com diferentes orientações de fachadas, a exposição à luz do sol nos prédios varia e traz mais um fator a ser considerado na etapa de análise crítica da implantação do conjunto habitacional. Além do modelo do conjunto, a sua localização também foi previamente definida, sendo a cidade de Salvador-BA, na latitude 13º Sul. Esse arquivo padrão da Modelagem e um tutorial (quarto material didático) foram utilizados na aula prática realizada em um dos laboratórios de informática da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
O quarto material didático desenvolvido foi um tutorial em .pdf com o passo a passo orientando como representar as sombras projetadas no Revit, conforme solicitado no edital de trabalho. O tutorial possui 40 slides explicando, inicialmente, a importância da compreensão da fundamentação teórica da geometria solar antes da utilização do software. Depois, mostra a localização e como acessar o arquivo padrão da Modelagem do conjunto habitacional utilizado no exercício, no ambiente virtual (Moodle) da disciplina (terceiro material didático). Na sequência, apresenta uma série de prints da tela do Revit, explicando e mostrando, passo a passo, os comandos e configurações necessárias para a execução do trabalho, desde as configurações do Caminho do Sol até a visualização das sombras projetadas pelas edificações. O tutorial foi disponibilizado para os estudantes após a docente ministrar uma aula teórica sobre sombras projetadas.
A adoção desses materiais didáticos foi bastante positiva, permitindo a ampliação da compreensão dos estudantes sobre o tema trabalhado. Em questionário respondido após a intervenção, a maioria deles antes afirmou ter gostado do material de apoio disponibilizado. A adoção desse conjunto de objetos de aprendizagem auxilia no desenvolvimento de competências individuais básicas (SUCCAR, SHER, WILLIANS, 2013) e operacionais de modelagem e simulação (BIM EXCELLENCE, 2021) para o trabalho com BIM relacionado ao Conforto Ambiental. Os autores acreditam que o material desenvolvido pode ser utilizado também em outras disciplinas de cursos que trabalhem o tema de sombras projetadas por edificações no seu entorno.
Downloads
Referências
BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: https://bimexcellence.org/files/211in-Model-Uses-Table.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction. v. 35, p. 174-189, 2013 DOI: https://doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR