Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
3363 BIM em Conforto Ambiental I: objetos de aprendizagem para estudos de sombras no Revit
0Likes
35Views
2023Nov 2
Este trabalho apresenta e discute o desenvolvimento de materiais didáticos utilizados em 2023.1 em duas turmas da disciplina obrigatória ARQ025 – Conforto Ambiental I, do curso diurno de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. A ação está relacionada ao projeto Célula BIM na UFBA, que integra a Rede de Células BIM da ANTAC. A disciplina tem como objetivo discutir conceitos e capacitar os estudantes no uso de ferramentas relacionadas ao conforto térmico na Arquitetura. A experiência da intervenção realizada, com mais detalhes sobre a disciplina, está sendo descrita em outro trabalho, pelos mesmos autores, nessa edição do ENEBIM 2023. O conteúdo programático escolhido para inserir o BIM em Conforto I foi o estudo de sombras projetadas pelas edificações no seu entorno e teve como objetivo principal introduzir a simulação computacional com o uso do software Revit. A escolha desse programa se deu pela licença estudantil, por estar disponível no laboratório da faculdade e por conta dos recursos que possui para elaboração de estudos solares, que permitem visualizar o impacto da luz natural e das sombras no exterior e interior dos edifícios. O “Caminho do Sol”, ferramenta disponível no Revit, é uma representação visual das faixas de movimento do sol através do céu na localização geográfica especificada para um projeto. O caminho do sol é exibido dentro do contexto do projeto e permite posicionar o sol em qualquer ponto desta faixa de movimento, entre o nascer e o pôr do sol, durante o ano. Os materiais didáticos desenvolvidos foram utilizados em atividades e momentos distintos na disciplina. Inicialmente foi elaborada uma apresentação de slides sobre conceitos básicos do BIM e algumas possíveis interfaces com o Conforto Ambiental, para ser utilizada em aula teórica. O segundo material didático desenvolvido foi um edital com orientações para o desenvolvimento do trabalho final da disciplina, quando houve a intervenção do projeto Célula BIM. O terceiro material didático elaborado para a intervenção foi o modelo de 10 edifícios de um conjunto habitacional de interesse social, criados como massas no software Revit. Esse modelo foi desenvolvido para os estudantes realizarem estudos de incidência solar nas fachadas e simularem as sombras projetadas pelas edificações no seu entorno..O quarto material didático desenvolvido foi um tutorial em .pdf com o passo a passo orientando como representar as sombras projetadas no Revit, conforme solicitado no edital de trabalho. LEIRO, M. de S.; ÁVILA, P. . V. M. L. e; RIBEIRO, R. de A.; BORGES, T. S. G.; SOUZA, M. A. de; DUNEL , M. P.; CHECCUCCI, Érica de S. BIM em Conforto Ambiental I : objetos de aprendizagem para estudos de sombras no Revit. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

Follow along using the transcript.

GT Tic Antac

678 subscribers