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3364 Diagnóstico do potencial BIM no curso de Engenharia Civil da UFSCar
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2023Nov 2
Para diagnóstico das potencialidades de inserção do BIM na Matriz Curricular do Curso de Engenharia Civil da UFSCar foi proposto o método e aplicada a ferramenta de diagnóstico desenvolvida por Checcucci (2004), Rodrigues e Lima (2017) e Andrade (2018), dentro da iniciativa Células BIM, (GT-TIC ANTAC). O conjunto das áreas que o compõem e caracterizam o curso de Engenharia Civil da UFSCar contribui para desenvolver habilidades necessárias à uma formação mais abrangente e integrada aos campos que requerem a transversalidade do conhecimento. A Resolução CNE/CES n° 11/2002, no seu Artigo 6º, estabelece que “todo o curso de Engenharia, independentemente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade”. No Curso de Engenharia Civil, estes núcleos estão presentes de forma integrada. O núcleo de Formação Básica está concentrado na primeira metade da formação do aluno, conferindo as condições fundamentais para o desenvolvimento dos conteúdos integrantes nas fases subsequentes representadas pelos núcleos de Formação Profissionalizante e o de Formação Específica. De forma geral, é possível notar, de forma percentual, uma ampliação das potencialidades de inserção da metodologia BIM nas atividades curriculares à medida que ocorrem as transições do curso do núcleo básico para o profissionalizante, e finalmente para o núcleo de formação específica. A proporção de disciplinas com interfaces possíveis e claras se ampliam claramente com o decorrer do curso. Entende-se que, no núcleo básico, em que, na formação em engenharia, há uma grande participação de disciplinas de ciências exatas puras, a possibilidade de se vislumbrar interfaces com BIM seja mais limitada. Essas interfaces se ampliam de forma mais clara e ostensiva à medida que os núcleos profissionalizante e específico passam a dominar a matriz, devido ao grande número de disciplinas de projetos das mais variadas especialidades inerentes à Engenharia Civil, para as quais, a interface e possiblidades de aplicação conceitual e prática da metodologia BIM se fazem mais claras. BUENO, C.; SERRA, S. M. B.; PALIARI, J. C.; RIBEIRO, R. A. Diagnóstico do potencial BIM no curso de Engenharia Civil da UFSCar. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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