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3366 Ensino da metodologia BIM: análise e impacto de cursos extracurriculares de capacitação
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2023Nov 2
Sabe-se que a Modelagem da Informação da Construção (BIM), pode ser descrita pelo conjunto de tecnologias ou processos integrados que permitem a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, de forma a servir a todos os participantes do empreendimento, durante todo o ciclo de vida da construção (Brasil. Decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019). Assim, essa tecnologia representa um avanço significativo no modo de execução de uma obra, visto que ela tende a desempenhar papéis importantes que vão desde a etapa anterior ao início da obra, quanto a etapa posterior à sua finalização (Eastman et al., 2014). Desta maneira, além da de proporcionar uma melhor visualização dos projetos, é possível a sua compatibilização, a partir da união de diferentes disciplinas aplicadas nos projetos, de forma a oportunizar um melhor gerenciamento de atividades e controle de processos. De certa forma, a versatilidade dos modelos BIM, fornece um ideal futuro de construções inteligentes, visto que promovem a agilidade nos processos de manutenção, a redução de custos e a diminuição de tempo nos serviços em suas diversas fases, seja em seu período de operação ou de usabilidade (Jaskulski, 2018 apud Ghaffarianhosinia et al., 2017). Entretanto, mesmo com a adoção de políticas governamentais, como é o caso do Decreto nº 9.377, que visa incentivar o uso dessa tecnologia no Brasil, existem entraves que cerceiam a sua adoção, visto que, segundo dados de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), obtidos em 2018, apenas 7,5% das empresas utilizam BIM na área da construção civil. Assim, surgem diversas hipóteses que tendem a identificar possíveis motivações para a falta de utilização, como o conservadorismo em relação a plataformas anteriores, a falta de capacitação profissional e o aumento nas despesas (Araujo, 2019). Desta maneira, a falta de qualificação de profissionais especializados nessa área pode estar atrelada com a baixa implementação do BIM nas universidades, já que é notório a utilização de ferramentas mais antigas na matriz curricular, como o uso do software Autodesk AutoCad e Sketchup, nas disciplinas dos cursos de graduação. Desta maneira, visando os cenários que permeiam esta temática, este trabalho teve como objetivo analisar quantitativamente a inserção de cursos acerca da metodologia BIM na atividade “Semana de Capacitação” no contexto dos cursos dos discentes participantes da atividade, de forma a ponderar sobre a importância da utilização da metodologia BIM no ensino da graduação e dos cursos técnicos. GERMANO, R. L. B.; SILVA , A. G. da; NUNES, F. M. A. .; PUÇA , C. V. de L. .; SANTOS , L. B. dos . Ensino da metodologia BIM:: análise e impacto de cursos extracurriculares de capacitação. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 17 out. 2023.

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GT Tic Antac

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