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3367 Educação corporativa na implementação de BIM: empresa de infraestrutura
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2023Nov 2
Há poucos estudos publicados sobre o tema da Educação Corporativa em órgãos públicos e empresas envolvidas em Parcerias Público-Privadas, especialmente no setor de infraestrutura. Contudo, essas instituições são diretamente afetadas pelo Decreto Federal nº 10.306 (BRASIL, 2020), que estabelece o uso do BIM no Brasil. É importante destacar que, em relação à maturidade BIM para infraestrutura, ela é consideravelmente menor em comparação com a maturidade para edificações (CORREA et al., 2019). Portanto, relatos de experiências dentro desse setor podem contribuir para a implementação bem-sucedida do decreto e, consequentemente, para o avanço da adoção do BIM no país. Educação Corporativa tem como propósito incentivar a aprendizagem dos colaboradores, visando o alcance dos objetivos estratégicos das empresas. No contexto da Construção 4.0, ela desempenha um papel essencial no desenvolvimento de habilidades complexas para promover resiliência. Com o crescente uso do BIM devido aos decretos federais, surge a necessidade de uma mudança cultural no modo de desenvolver projetos. O engajamento das empresas com os princípios do Building Information Modeling (BIM) gera processos de conscientização e alinhamento, os quais implicam em investimentos financeiros e modificações na gestão, incluindo treinamentos que impulsionem a transformação da cultura organizacional. No entanto, de acordo com Santos, Souza e Salgado (2021), as ações atualmente em curso são fragmentadas em eventos organizados por entidades representativas e em cursos de pós-graduação, nos quais o foco ainda está inteiramente voltado para a tecnologia, revelando a necessidade de uma maior maturidade em relação às competências exigidas dos profissionais que desejam trabalhar com o processo BIM. Em um estudo conduzido por Delatorre e Santos (2014), constatou-se que existe uma grande ênfase nas habilidades de uso de software e uma capacitação insuficiente quanto aos processos e fluxos de trabalho. Eles concluíram que, em empresas de maior porte, há uma tendência de implementar um departamento ou núcleo específico responsável pela gestão da tecnologia, incluindo a capacitação dos profissionais e o desenvolvimento de processos. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de ensino e aprendizagem de educação corporativa em empresa do setor de infraestrutura rodoviária. O estudo foi realizado em uma empresa brasileira do setor de infraestrutura, denominada CCR Rodovias, que compreende 11 concessionárias, tanto estaduais como federais. Esse conjunto de empresas é responsável pela administração de 3.615 quilômetros de malha rodoviária, contando com um grupo de Engenharia Projetos, Manutenção e Operação que agrega mais de 700 colaboradores. No intuito de nivelar os conhecimentos e estabelecer os processos BIM específicos para a CCR, foi iniciado em 2022 um programa de capacitação em BIM voltado especialmente para o subgrupo de Engenharia Projetos. A capacitação foi estruturada em três etapas: (1) Teórica – BIM Conceitual, (2) Prática – Coordenação de projetos em BIM e (3) Prática – Ferramentas BIM. Esse trabalho se refere exclusivamente à primeira etapa. KEHL , C. .; MELO, S. M. C.; RUSCHEL, R. C. Educação corporativa na implementação de BIM: empresa de infraestrutura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 17 out. 2023.

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GT Tic Antac

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