Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
3368 Desenvolvimento de uma apostila didática para apoio à formação profissional em Revit arq
0Likes
26Views
2023Nov 2
No contexto da atualidade da engenharia civil, a Modelagem da Informação da Construção (BIM) tem sido cada vez mais utilizada, uma vez que possibilita a criação, utilização e atualização de modelos construtivos digitais de forma colaborativa (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 2021). Neste ínterim, a sua implementação tem sido um dos desafios atuais do setor da construção civil, já que esta problemática percola desde a graduação, onde uma parcela dos cursos de engenharia civil no Brasil ainda não apresenta disciplinas obrigatórias sobre a metodologia. Citando especificamente o Curso de Engenharia Civil do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), existe apenas uma disciplina não obrigatória, intitulada “Introdução ao BIM”, implementada recentemente na matriz curricular. Desta forma, visando a melhoria contínua da formação profissional dos estudantes para o mercado da construção civil, faz-se necessária a adoção de práticas complementares acerca da metodologia BIM. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação de uma apostila desenvolvida para um minicurso de Revit arquitetônico na UFAL, bem como explanar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos por meio da apostila em um projeto arquitetônico realizado no curso. Neste sentido, o grupo PAESPE, integrante do Programa de Educação Tutorial, idealizado como um programa de fomento federal que tem entre suas principais metas contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação (Ministério da Educação, 2022), instituiu em sua atividade denominada “Semana de Capacitação” no ano de 2022 um minicurso para os discentes da universidade e comunidade externa intitulado “Revit Arquitetônico”. Assim, este minicurso teve o objetivo de disseminar a aplicação da metodologia BIM, com enfoque na realização de projetos arquitetônicos, de forma a propiciar uma formação mais completa aos discentes dos cursos abrangidos pela atividade. GERMANO, R. L. B. .; PUÇA , C. V. de L. .; SANTOS , L. B. dos . Desenvolvimento de uma apostila didática para apoio à formação profissional em Revit arquitetônico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

Follow along using the transcript.

GT Tic Antac

678 subscribers