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3392 Uso da tecnologia BIM como ferramenta de ensino de Conforto Ambiental: Tema 01 – Clima
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2023Nov 2
As discussões sobre sustentabilidade, em especial sobre as crises climáticas e energéticas, se fazem cada vez mais presentes no setor AECO (arquitetura, engenharia, construção e operação) e implicam grandes desafios aos projetistas, o que torna a aplicação da tecnologia BIM na concepção de projetos que visem maior eficiência ambiental, um importante diferencial (Chen, 2018). Além disto, por abranger todo o ciclo de vida das edificações e possibilitar a gestão e acompanhamento dos edifícios ao longo do tempo (Sacks et al., 2018), o BIM se apresenta como uma metodologia transformadora, capaz de melhorar a eficiência dos projetos e de aproximar os estudantes de uma realidade profissional mais comprometida com a sustentabilidade, ao vincularmos essa tecnologia ao ambiente acadêmico (Leon et al., 2021). O trabalho apresentado neste resumo faz parte de um conjunto de aulas atualmente em desenvolvimento e que compõem a dissertação de mestrado acadêmico de um dos autores, cujo objetivo é introduzir a tecnologia BIM no ensino de disciplinas técnicas de arquitetura. Além disto, o desenvolvimento desta pesquisa é somado às ações estratégicas da Célula BIM da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante da rede nacional de Células BIM, que utiliza como base ordenadora das atividades a estrutura macro conceitual denominada Metaprojeto (apresentado no Enebim 2023 sob título: “Estratégia Célula BIM FA-UFRGS: Metaprojeto como viabilização curricular). O planejamento de inserção do BIM visa a aplicação da tecnologia na disciplina de Habitabilidade das Edificações 1 – uma disciplina obrigatória do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS com carga horária de 30 horas, oferecida aos estudantes nos dois semestres do ano letivo. Os conteúdos abordados por esta disciplina são de caráter teórico-práticos e o objetivo central é trabalhar os aspectos e condicionantes do conforto ambiental nas edificações e a influência desses fatores nos projetos arquitetônicos. Apesar de tratar-se de um conceito abstrato, o clima é ensinado como critério de projeto, uma vez que as suas categorias e variações implicam diferentes condicionantes às edificações. O planejamento de atuação foi desenvolvido pelo mestrando com o auxílio dos orientadores e a proposta de aplicação visa incluir a tecnologia BIM em cinco aulas da disciplina, nas quais foi identificado que os conteúdos abordados podem ser trabalhados e vinculados às ferramentas BIM. Neste resumo será abordada a proposta de inserção do BIM no ensino de um desses conteúdos: o clima. GARCIA FILHO, D. de O. .; PONZIO, A. P.; TORRES, M. C. A. Uso da tecnologia BIM como ferramenta de ensino de Conforto Ambiental: Tema 01 – Clima. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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