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3398 Aplicação do BIM em conforto ambiental: uma experiência no ensino de Arquitetura e Urbanismo
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2023Nov 2
A experiência didática desenvolvida no âmbito da disciplina BIM no Ensino de Arquitetura do Programa de Mestrado Acadêmico do PROARQ/FAU-UFRJ tem como objetivo associar propriedades materiais ao uso de simulações termoenergéticas, auxiliando os alunos a embasar suas tomadas de decisões de projeto relacionadas ao conforto ambiental. A escolha da tecnologia construtiva adequada como estratégia de conforto, apesar de ter grande impacto no desempenho térmico de edificações, não é considerada no uso de instrumentos de análise climática e nem nas simulações físicas. Por isso, como exemplo para essa atividade foi escolhido o Ladybug Tools, que funciona junto com os softwares Rhinoceros e Grasshopper, e se baseia nas alternativas tecnológicas oferecidas por estas ferramentas que permitem a modelagem das características dos materiais de construção junto a análise de conforto ambiental. A experiência que se propõe, ocorreria em duas etapas e visa utilizar as ferramentas como instrumento de ensino-aprendizagem de conforto ambiental aliado às propriedades dos materiais na fase de concepção de projetos. Realizada em 3 aulas, a atividade conta com a fase de familiarização do aluno com a teoria dos aspectos envolvidos no processo de avaliação de desempenho termoenergético, com a utilização do software e os principais comandos a serem utilizados, e enfim a realização das simulações, possibilitando aos alunos fazer testes, análises de desempenho e dos resultados das simulações. Para viabilizar a experiência proposta, na primeira aula será disponibilizado para a turma um modelo BIM que será manipulado pelos estudantes em conjunto com a exposição do professor, que deverá orientar os estudantes em relação aos comandos a serem utilizados e o passo a passo necessário para a realização das simulações. Essa manipulação do modelo de aula se faz necessária para identificação de qual componente deverá ser manipulado pelos alunos e de que forma: inserção de parâmetros numéricos (para os dados de propriedades materiais); vínculo com o modelo 3D Rhinoceros estudado; ativar ou desativar visualização (no caso dos componentes relacionados aos resultados da simulação). Todo esse processo se dá através do uso de um arquivo base Grasshopper (um arquivo com todos os códigos visuais das ferramentas do Ladybug Tools necessários para a realização da simulação já inseridos e conectados no arquivo). Desta forma, a atividade permite personalização pelo professor ao passo que não exige conhecimento prévio dos alunos sobre programação para manipulação do arquivo. Com a inserção de dados obtidos em fontes estabelecidas pelo docente (como a apostila de Desempenho Térmico de edificações (LAMBERTS, 2000), norma de desempenho (NBR 15575), sites como o Projeteee - Calculadora de propriedades, e catálogos como o Catálogo de propriedades térmicas de paredes e coberturas (LABEEE)), os componentes que geram a imagem resultado das simulações e configuram o final do fluxo de componentes podem ser acionados e, enfim, os resultados gráficos e numéricos da simulação devem ser analisados pelos alunos de forma a verificar se o desempenho térmico está alinhado ao almejado na etapa de concepção e escolha dos materiais. Com os resultados obtidos na primeira rodada de simulação e sua seguinte análise, realiza-se a etapa de experimentação com alterações projetuais visando a melhoria do desempenho termoenergético. SOUZA, C. C. de .; SILVA, F. P. G. da .; SALGADO, M. S.; VELASCO, R. V.; GRABOIS, T. M. Aplicação do BIM em conforto ambiental: uma experiência no ensino de Arquitetura e Urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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