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3399 Desenho arquitetônico com BIM e Realidade Aumentada na Engenharia Civil
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2023Nov 2
Durante a disciplina de desenho arquitetônico para o curso de Engenharia Civil no IFPB Campus João Pessoa em 2021.1, tivemos a oportunidade de modelar no software Autodesk Revit, um projeto de uma capela ecumênica, de autoria de um discente do curso técnico em Edificações Subsequente ao Ensino Médio. Essa experiência foi extremamente gratificante, pois pudemos valorizar o trabalho dos alunos da instituição e aplicar nossos conhecimentos teóricos e práticos em um projeto concreto. Essa foi a disciplina pioneira na inserção do BIM dentro da matriz curricular do referido curso. Nos deparamos com algumas dificuldades, inseguranças, incertezas. Tratava-se de uma experiência inicial com o objetivo de apresentar os discentes ao universo BIM. O objetivo geral da disciplina era a produção da documentação arquitetônica da edificação em estudo, produzindo suas plantas, cortes e fachadas, obedecendo as diretrizes da NBR 6492/2021. Selecionamos um objeto arquitetônico de pequena complexidade, contendo poucos elementos a serem modelados, mas que ao mesmo tempo apresentava uma significativa identidade arquitetônica. O material produzido foi disponibilizado aos alunos em formato PDF, e a tarefa designada a eles consistia em modelar a capela no software Revit à medida que aprendiam os comandos. A cada aula, era realizada uma exposição para transmitir o conhecimento necessário sobre o software e suas funcionalidades. Dessa forma, os alunos tinham a oportunidade de aplicar os comandos por meio da modelagem da capela. Nosso objetivo principal era proporcionar aos alunos uma atividade avaliativa desafiadora, que estimulasse sua capacidade de análise e interpretação de desenhos técnicos. Para tornar a experiência de visualização mais imersiva e facilitar a compreensão do projeto, decidimos explorar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Transferimos o modelo 3D da capela para o software Augin, especializado em realidade aumentada, permitindo que os alunos interagissem com o projeto por meio de dispositivos móveis. Geramos um QR Code para acesso fácil e rápido ao modelo 3D. Para compartilhar todo o material produzido, organizamos os desenhos técnicos, o modelo 3D e o QR Code em um banner. Foi uma maneira prática e visualmente atraente de apresentar o projeto aos alunos. Eles puderam explorar o modelo 3D em realidade aumentada, observando os elementos arquitetônicos e compreendendo melhor a proposta da capela. SARMENTO, M. F. .; BRITO DE FARIAS SEGUNDO, M. . Desenho arquitetônico com BIM e Realidade Aumentada na Engenharia Civil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 17 out. 2023.

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GT Tic Antac

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