Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
3410 Abordagens discentes frente a estratégias de implantação do BIM nos cursos de grad de Arq e Eng
1Likes
20Views
2023Nov 2
Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar a participação discente na difusão do BIM em cursos de graduação de arquitetura e engenharia, realizando um diagnóstico dessas iniciativas tomando por base as competências necessárias à formação profissional em BIM. A partir de pesquisa exploratória realizada em publicações do ENEBIM, sites de busca e redes sociais, foram identificados 7 grupos de diferentes universidades públicas brasileiras que realizam ações com o uso do BIM e se caracterizam como Extensão universitária (processo educativo, cultural e científico que amplia, desenvolve, retroalimenta o ensino e a pesquisa, estabelecendo a troca de saberes entre sociedade e universidade). A atuação promovida pelos grupos identificados se mostrou similar: em maioria, além de atividades internas com uso de ferramentas BIM, a capacitação em ferramentas é promovida tanto de maneira interna quanto externa. Eventos, produção e publicação de artigos, e apoio em disciplinas da instituição também ocorrem e, apesar do objetivo comum em prol da difusão do BIM em suas instituições de ensino, os grupos atuam, de maneira geral, primordialmente na capacitação em ferramentas BIM – seja ela voltada para discentes integrantes ou externos ao grupo, ou para o público externo à universidade. Ações que promovem maior aprofundamento nos aspectos de colaboração e trabalho integrado que o BIM oferece acontecem em alguns grupos, mas, na maioria das vezes, de maneira interna. Outro aspecto que fica evidente é a publicação dos grupos com foco na divulgação das ações ou no registro de formação e atuação, que não são suficientes para a completa caracterização do grupo e de suas atividades. Foi possível identificar aspectos relacionados a participação docente (que ocorre na maior parte dos grupos) e ao apoio institucional (indicado pela oferta de bolsas de estudo e/ou laboratórios disponíveis). Contudo, não fica evidente quais Competências BIM são de fato desenvolvidas pelos alunos participantes e se (e de que maneira) a disseminação do BIM na instituição ocorre. Apesar de positiva, a participação discente em grupos deste tipo deixa dúvidas se as ações são efetivas para o desenvolvimento das competências BIM demandadas pelo mercado de trabalho, uma vez que estão focadas em sua maioria no treinamento nas ferramentas de modelagem – especialmente Revit e Archicad. É preciso avaliar quais Competências BIM o mercado de trabalho espera dos futuros profissionais do setor e se a atuação do corpo discente responde a essa expectativa. SOUZA, C. C. de; SALGADO, M. S. . Abordagens discentes frente às estratégias de implantação do BIM nos cursos de graduação de Arquitetura e Engenharia. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

Follow along using the transcript.

GT Tic Antac

678 subscribers