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3418 Diagnóstico de maturidade BIM no curso de Engenharia Civil da UFSM: um estudo de caso
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2023Nov 2
Iniciou-se no ano de 2022 o projeto de pesquisa “Caminhos para a inserção de BIM no curso de Engenharia Civil da UFSM” que tem por objetivo buscar alternativas para implementar BIM no cotidiano das aulas de Engenharia Civil na universidade. Os resultados iniciais desta pesquisa, que foram apresentados por Bianchini et al (2022) evidenciaram que apesar das dificuldades que podem ser encontradas, há um grande interesse por parte da comunidade acadêmica em inserir BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil. Visando a continuidade da pesquisa, faz-se necessária a elaboração de um diagnóstico acerca dos conhecimentos BIM e das ações existentes de fomento ao BIM na instituição. Este objetivo também está em conformidade com as ações propostas pela Rede de Células BIM, grupo ao qual o curso de Engenharia Civil da UFSM passou a integrar em abril de 2023, com o objetivo de trocar experiências e estar conectado com outras instituições e profissionais que também estão em busca de propósitos em comum. Para realização deste diagnóstico optou-se por aplicar a Matriz de Maturidade BIM proposta por Böes, Neto e Lima (2021) e recomendada pelo Portal BIM Acadêmico (PBA, 2023) como atividade inicial do Plano de Implementação BIM. Após a análise, o curso de Engenharia Civil da UFSM apresentou em média: 18,57 pontos no campo Políticas; 21,25 pontos no campo Processos; e 19 pontos no campo Tecnologias. O grau de maturidade BIM é de 19,37 pontos e o índice de maturidade BIM é de 38,75%, o que corresponde ao índice B (entre 20-39%) com Nível de Maturidade Inicial e Classificação Textual com Baixa Maturidade. A análise detalhada da planilha permite verificar que, no campo Políticas, apesar de a instituição entender a importância do BIM, este não é uma prioridade e, por conta disso, não há incentivos formalizados à capacitação docente, pesquisas em BIM, projetos de extensão ou inclusão desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem para os alunos. Como resultado, apenas 10% do corpo docente domina a metodologia e softwares BIM. Embora não haja esse incentivo, o campo Processos apresentou o melhor desempenho entre os três, em grande parte devido ao esforço isolado de alguns professores e de estudantes que buscam por conta própria a capacitação e o desenvolvimento de pesquisas acerca do tema. No campo Tecnologias a instituição possui laboratórios montados com softwares BIM disponíveis apenas em alguns computadores e sem um planejamento prévio acerca das necessidades de aquisição de softwares e hardwares. A partir destes resultados, entende-se que uma formalização da implementação BIM na instituição será de grande valia para fomentar o progresso em direção a uma maturidade BIM Otimizada, visto que a instituição poderá planejar a disponibilização de recursos para incentivo à capacitação, pesquisas, inserção de metodologias BIM para ensino-aprendizado e aquisição e/ou parcerias com fornecedores de softwares. Sendo assim, o próximo passo do Plano de Implementação BIM será a análise da matriz curricular do curso para a identificação de disciplinas com potencial interface BIM e posterior definição dos objetivos específicos da Célula BIM da UFSM. BIANCHINI, L. de Q. .; MALDANER, V. T.; PERES, M. M. M.; CAZAROLLI, T. M.; LÜBECK, A. . Diagnóstico de maturidade BIM no curso de Engenharia Civil da UFSM: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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