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3429 Análise de matriz curricular e interface BIM: aplicação no curso de Engenharia Civil da UFSM
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2023Nov 2
É evidente pelos resultados apresentados por Bianchini et al (2022) que identificaram interesse bastante expressivo por parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) acerca do tema BIM. Motivado por este cenário, através de um projeto de mestrado, iniciou-se neste mesmo ano a proposição do ensino de BIM no curso de Engenharia Civil da UFSM. A partir desta pesquisa, a instituição recebeu o convite para ingressar na Rede de Células BIM, à qual o curso de Engenharia Civil passou a integrar a partir de maio de 2023. O objetivo inicial da pesquisa de mestrado que visa a adoção de BIM no ensino de graduação em Engenharia Civil da UFSM é entender qual a possível interface entre BIM e a matriz curricular vigente do curso. Este resultado servirá de base para propor a elaboração de um Plano de Implementação BIM. A matriz curricular vigente apresenta 10 semestres, com 66 disciplinas obrigatórias que são divididas em três núcleos: Conteúdos Básicos, Conteúdos Profissionalizantes e Conteúdos Específicos. Neste caso, não foram analisadas as disciplinas eletivas. Dentre as componentes curriculares obrigatórias, encontrou-se que 56,1% destas possuem alguma interface com BIM. Entre as categorias analisadas, todas possuem algum potencial de aplicação nas disciplinas do curso, mesmo que de maneira apenas teórica. Nas Categorias B (Conceitos relacionados ao BIM) e C (Competências BIM de domínio técnico ou de execução) os resultados indicam grande potencial de utilização de modelos BIM como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem das disciplinas, de maneira a facilitar o entendimento do aluno quanto aos conceitos técnicos da engenharia civil que são abordados pelos docentes. Na categoria E (Potencial de integração da disciplina), o destaque foi a integração com alunos de outros semestres, visto que na matriz analisada os conteúdos que se complementam entre si são apresentados gradativamente ao aluno ao longo dos 10 semestres de formação. Na categoria G (Disciplinas que podem ser trabalhadas), três disciplinas se destacaram de maneiras diferentes. A disciplina “(1) Arquitetura” se destaca mais vezes com clara interface em comparação com a disciplina de “(2) Estruturas” que se destaca mais vezes com possível interface. Isso ocorreu devido ao entendimento de que as disciplinas de estruturas não possuem potencial para ensinar BIM, mas sim para utilizar-se de modelos BIM como ferramenta de melhoria ao aprendizado, visto que estes modelos poderão auxiliar a concretizar os conteúdos técnicos que são aprendidos a cada semestre. Além disso, a matriz curricular do curso analisado possui um aspecto de formação generalista que engloba 5 eixos de formação: Construção Civil e Materiais de Construção, Estruturas, Pavimentação e Transportes, Geotecnia e Saneamento. Assim, na categoria G, destaca-se também a disciplina “(6) Outros” com 20 componentes apresentando alguma interface ao BIM. Dentre os itens de maior dificuldade para inclusão de BIM, destacam-se conceitos de “orientação a objetos”, “desenvolvimento de componentes para bibliotecas BIM”, etapa de “demolição ou requalificação” e a disciplina de “instalações mecânicas”. A análise demonstrou que a matriz curricular apresentada possui grande interface com BIM e que a continuidade do estudo, com o desenvolvimento de projeto-piloto, materiais adequados e a elaboração de um Plano de Implementação BIM estruturado podem refletir em mudanças concretas, duradouras e com potencial melhoria no processo atual de ensino-aprendizagem do curso de Engenharia Civil da UFSM, formando profissionais mais preparados e com conhecimentos mais concatenados. Além disso, as discussões prévias que ocorreram com docentes e discentes demonstraram que estas mudanças possivelmente aumentarão os níveis de motivação e engajamento de estudantes e professores ao longo do curso de graduação. Por fim, esta análise será apresentada ao NDE do curso para que os objetivos da implementação BIM possam ser mapeados e sejam a base para a elaboração de materiais didáticos e para a estruturação de um projeto-piloto. BIANCHINI, L. de Q. .; RODRIGUES, B. B. .; BRATZ, D. C.; CEOLIN, L. R.; SANTOS, N. V. do .; LÜBECK, A. . Análise de matriz curricular e interface BIM: aplicação no curso de Engenharia Civil da UFSM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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