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3482 Análise da Percepção de Aprendizagem do Ensino de BIM: Um relato de experiência
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2023Nov 2
A disciplina BIM Ferramentas é uma eletiva oferecida pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) destinada aos alunos pertencentes ao último período do curso de Engenharia Civil. O perfil deste aluno abrange um conhecimento prévio quanto a relevância dos processos de modelagem e alguns, no campo profissional, já atuam no mercado de trabalho com o BIM. O objetivo da eletiva é apresentar os conceitos fundamentais e usos do BIM em diferentes disciplinas de projetos, abordando as etapas construtivas de uma edificação, desenvolvendo habilidades e competências para o trabalho em equipes multidisciplinares. Durante o curso, foram utilizadas as ferramentas da Autodesk®, o REVIT® e o NAVISWORKS®. As aulas foram ministradas de forma online e síncronas, aplicando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para facilitar o aprendizado. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a percepção dos alunos quanto a aprendizagem em BIM, compartilhar lições aprendidas e destacar as contribuições que essa experiência poderá trazer para futuras ações pedagógicas. O questionário foi categorizado em 2 grupos de questões, sendo o primeiro para avaliar a percepção dos alunos quanto ao conceito de BIM, como sendo um conjunto de políticas, processos e tecnologia que interagem trazendo uma nova mudança de paradigma na gestão de processos na Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) conforme Succar (2009) e o segundo grupo, analisa o conhecimento dos usos do BIM e uma autoavaliação em relação ao próprio aprendizado. Verificou-se que a maioria dos respondentes considerou que seu aprendizado se deu por meio do acesso à tecnologia, fornecido pela instituição de ensino, bem como pelo acesso irrestrito a ela. Um segundo ponto relevante destacado pelos respondentes foi o aspecto político (pessoas), que contribuiu para o aprendizado em BIM. As questões relacionadas à política envolveram a prática em projetos reais, a experiência dos tutores ou professores e o trabalho colaborativo. Quanto aos processos, dois aspectos do aprendizado foram apontados pela percepção dos alunos que devem ser observados com mais atenção: a necessidade de tornar os processos em BIM mais claros no ensino das disciplinas e a intensificação da integração interdisciplinar. Ao analisar a compreensão dos usos do BIM pelos alunos em relação à sua autoavaliação no final das aulas da eletiva, observou-se que, apesar de apresentarem um conhecimento acima da média, avaliaram-se abaixo da média em alguns aspectos. Neste contexto, o aspecto mais positivo avaliado foi a aprendizagem colaborativa, onde a interação com colegas e profissionais da área, por meio de pesquisas fora do ambiente escolar, foi mais significativa. Por meio deste relato foi possível identificar algumas lições aprendidas que poderão beneficiar futuras práticas, aumentando as percepções positivas dos alunos e introduzindo novas abordagens para promover um melhor aprendizado. Entre essas lições, destaca-se a importância de exemplos práticos para aumentar a percepção sobre o uso do BIM e as interfaces entre disciplinas. Além disso, o aspecto político do BIM, envolvendo pessoas, deve ser abordado de forma mais atuante, incentivando o trabalho colaborativo, interações interdisciplinares e outras ações práticas no processo de projetos realizados por pessoas, o que tende a contribuir para um aprendizado mais eficiente. TOMIOKA, A. Análise da Percepção de Aprendizagem do Ensino de BIM: Um relato de experiência . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 17 out. 2023.

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GT Tic Antac

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