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3520 Célula BIM na UFBA: ações em 2022 e 2023
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2023Nov 2
Este trabalho apresenta e discute as realizações do projeto “Célula BIM na UFBA” em 2022.2 e 2023.1, e as ações previstas para o 2023.2. Em certa medida, atualiza o trabalho “CÉLULA BIM na UFBA: análises e planejamentos iniciais”, apresentado no ENEBIM 2022. O projeto iniciou em outubro de 2021 com a rede de Células BIM da ANTAC e atualmente agrega 32 pesquisadores, entre alunos de graduação e pós-graduação, professores da UFBA e de instituições parceiras. Este grupo é dividido em equipes que enfocam diferentes disciplinas ou áreas de conhecimento (por exemplo, grupo de Expressão Gráfica, de Conforto Ambiental, de estruturas de aço). Todos da Célula BIM se reúnem uma vez ao mês para discutir experiências e trabalhos desenvolvidos nos grupos e os participantes desses se reúnem com maior frequência para produzir materiais, planejar e realizar as intervenções nas disciplinas. Nos primeiros meses do projeto foram realizadas análises nas matrizes curriculares dos cursos envolvidos, (Método, 2021) graduação em Arquitetura e Urbanismo (AU) e em Engenharia Civil (EC), e avaliada a maturidade BIM (Böes; Barros Neto; Lima, 2021) da UFBA. Desde o início da pesquisa, a Célula BIM da UFBA conseguiu trabalhar em nove diferentes disciplinas envolvendo 18 turmas que tinham, inicialmente, 400 estudantes ao todo. Desses, 378 concluíram as disciplinas com alguma formação em BIM. Em relação aos docentes, quatro deles pouco sabiam sobre o tema e tiveram uma capacitação introdutória/inicial junto com os alunos durante as intervenções realizadas (nesse caso, as aulas foram ministradas por pesquisadores da Célula BIM). Ainda, pesquisadores da Célula que já conheciam BIM também ampliaram seus conhecimentos sobre o tema durante o projeto, com as discussões para inserção da modelagem nas disciplinas, a preparação de exercícios e outros materiais didáticos, as discussões no grupo, entre outras, tendo sido um período rico e de grande aprendizado para toda a equipe. As experiências fomentaram o desenvolvimento de competências individuais, teóricas e práticas, em nível básico (Succar, Sher, Williams, 2013) e competências de modelagem; planejamento e projetação; documentação e simulação (BIM Excellence, 2021) para o trabalho com BIM. Para 2023.2 estão planejadas: (a) novas intervenções nas disciplinas de instalações elétricas (AU), instalações hidrossanitárias (EC) e expressão gráfica II (AU); (b) continuação do trabalho em Desenho Técnico II-A (EC) e expressão gráfica I (AU) e nas disciplinas da área de Conforto Ambiental; (c) produção de material didático e planejamento das disciplinas de Construção Civil II (EC) e informática aplicada (AU). Ainda há muito a ser feito para que os cursos envolvidos ofertem uma capacitação mais completa e adequada aos estudantes, tanto no que se refere ao BIM quanto a outras tecnologias inovadoras no setor da AEC. No entanto, percebe-se que este caminho incremental, capacitando docentes junto aos discentes é o mais duradouro e efetivo para realizar as mudanças estruturais demandadas. Neste período inicial, em todas as disciplinas foi realizada a aula teórica sobre BIM e seus conceitos, uma vez que os estudantes ingressavam, em sua maioria, sem conhecer o tema. CHECCUCCI, Érica de S.; MELO , R. S. S. de. Célula BIM na UFBA: ações em 2022 e 2023. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 17 out. 2023.

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GT Tic Antac

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