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3522 Plano de implementação BIM curricular: Engenharia Civil UFRJ Macaé
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2023Nov 2
Este trabalho apresenta a elaboração do Plano de Implementação BIM Curricular para a graduação em Engenharia Civil da UFRJ Macaé. O planejamento foi particionado, pois a equipe da célula BIM é reduzida a apenas 2 membros, além de outros motivos como a escassez de recursos. A parte 1 do PIBc foi direcionada para a definição evolutiva dos critérios de maturidade BIM nos eixos de políticas, processos e tecnologias. O objetivo geral do plano é o aparelhamento ferramental do curso com tecnologias de digitalização da construção civil situadas na esfera do BIM, a incorporação da introdução ao BIM como disciplina obrigatória e a criação de uma disciplina eletiva de projeto integrado. O objetivo específico da parte 1 é estabelecer as melhorias a serem alcançadas pelos níveis de maturidade BIM do curso. Para isso, foram realizados os diagnósticos de Maturidade BIM (BÖES; BARROS; LIMA, 2021) e Identificação da interface BIM na matriz curricular (CHECCUCCI; AMORIM, 2014) no segundo semestre de 2022. A partir dessas análises foram projetadas perspectivas para melhorias na maturidade BIM, traçando metas temporais de curto, médio e longo prazos. No diagnóstico de Maturidade BIM o curso totalizou 300 pontos no somatório dos critérios, obtendo índice de maturidade igual a 42,86%, ingressando no estágio definido de incorporação do BIM com média maturidade. O diagnóstico de interface BIM na matriz curricular considerou as disciplinas vigentes antes da atualização do PPC de 2024. Foram identificadas 19 com relação clara com BIM (o equivalente a 22,65% da grade curricular vigente). Os eixos de Estruturas e Construção Civil possuem o maior potencial de inserção do BIM com 6 disciplinas cada. As disciplinas “Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Civil” e “Introdução ao BIM” devem ser as responsáveis por discutir e apresentar os fundamentos conceituais e tecnologias BIM, proporcionando ao aluno o desenvolvimento dos diversos tipos de projetos. Para a próxima etapa do PIBc, que consiste em aprofundar as análises dos componentes curriculares, o núcleo de disciplinas da célula BIM será reduzido de 19 para 6. Essas 6 disciplinas são de responsabilidade dos integrantes da equipe: Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Civil, Instalações Prediais I e II; Introdução ao BIM; Estruturas de Madeira; e Estruturas Metálicas. O eixo de tecnologias compreende toda a infraestrutura, tecnológica ou física, para o desenvolvimento do ensino de BIM. Assim como os processos, os critérios tecnológicos também têm impacto significativo e rápido sobre as melhorias da maturidade BIM, uma vez que as tecnologias aplicadas constituem a essência dos métodos. O diagnóstico constatou um desempenho deficitário e irregular para as tecnologias, sendo os critérios caracterizados nos níveis de maturidade Pré-BIM e inicial. O empenho requerido em melhoramentos consiste na implementação de softwares especializados por áreas, possibilitando maior variedade de aplicações por disciplinas. Em paralelo, será importante buscar acordos com fornecedores de softwares e hardwares, de forma a possibilitar parcerias perenes que permitam a constante atualização tecnológica. Além disso, o planejamento envolve a busca pela consolidação de um espaço físico destinado ao funcionamento da célula BIM, onde permita a disponibilização integral do aparato tecnológico aos docentes e discentes. Nesse sentido, o foco principal do PIBc para a próxima etapa será a contribuição para o avanço do aparelhamento tecnológico do curso voltado para o BIM. Como produto do planejamento foi criado um cronograma com as metas temporais dos estados futuros dos critérios de maturidade BIM. O plano apresentado neste trabalho ilustra o elevado potencial de inserção do BIM em um curso de graduação de pequeno porte, apesar das dificuldades e peculiaridades da IES. Paradoxalmente, tais condições tornam-se favoráveis na implementação em algumas situações devido à menor complexidade, como o número reduzido de atores, menos resistência ao BIM, mais facilidade de aprovação das mudanças, dentre outros. KNOPP , L. T. .; OLIVEIRA, E. P. de. Plano de implementação BIM curricular: Engenharia Civil UFRJ Macaé. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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