Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
3535 BIM e realidade virtual: experiência de imersão para concepção arquitetônica
2Likes
28Views
2023Nov 2
Neste trabalho apresentam-se os relatos de três experiências realizadas em sala de aula utilizando BIM e Realidade Virtual (RV) para concepção e desenvolvimento de projeto arquitetônico, desenvolvidas durante a disciplina de Desenho Arquitetônico Auxiliado por Computador com 26 alunos do terceiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Tais experiências fazem parte de uma pesquisa mais abrangente sobre o uso de Realidades Expandidas no ensino de Arquitetura, Urbanismo e Design. Empregando a metodologia de Pesquisa-Ação, buscou-se identificar as problemáticas e agir a respeito delas para uma tentativa contínua, sistemática e empírica de melhorar a prática (TRIPP, 2005). O uso da Realidade Virtual apresentou benefícios claros, como a melhoria da visualização e percepção espacial. A possibilidade de explorar seus projetos de forma interativa e imersiva estimulou os alunos durante todo o período letivo, resultando em um maior engajamento da turma com o exercício proposto. Além disso, um importante benefício observado foi a estimulação do pensamento crítico através da exploração interativa do ambiente virtual, uma vez que os alunos puderam avaliar seus projetos mais profundamente, identificar problemas e propor soluções mais bem embasadas e conscientes. MELO, R. B.; SÁ, C. V.; NASCIMENTO, E. F. do; AGUIAR, B. N. G. A.; CARDOSO, D. R.; LIMA, M. M. X. de. BIM e realidade virtual: experiência de imersão para concepção arquitetônica. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3535. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 17 out. 2023.

Follow along using the transcript.

GT Tic Antac

678 subscribers