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3536 Modelando o futuro: desenvolvimento de um jogo de tabuleiro sobre BIM
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2023Nov 2
Este trabalho se propõe a explorar o ciclo de vida BIM como uma estrutura para o desenvolvimento de jogos de tabuleiro educativos. O objetivo é destacar a aplicação dos conceitos BIM que permeiam todo o ciclo de vida da construção, com a utilização de técnicas e mecânicas associadas a criação de jogos de tabuleiro modernos, como a alocação de trabalhadores, gerenciamento de recursos, negociação e colocação de peças. O jogo foi projetado com base em princípios de design instrucional, design thinking e processos de gamificação. A experiência didática realizada envolveu a colaboração entre profissionais e alunos de arquitetura, engenharia e design de jogos. O planejamento contemplou a definição dos conceitos-chaves de BIM a serem abordados no jogo, estabelecendo como conceitos chave (para o design de jogos: narrativa e tematização) os conceitos de ciclo de vida, dividindo em quatro fases: planejamento, projeto, construção e operação, usos BIM (Realizou-se um estudo inicial do que está estabelecido pela BIM Excellence (BIMe) e pela PennState), onde foram empregadas como diretriz as “Séries de Modos de Utilização” estabelecidas pelo BIMe) e o Conceito de Ambiente Comum de Dados (CDE – Commom Data Enviroment). O desenvolvimento do jogo envolveu a aplicação de diversas tecnologias para criar uma experiência educativa e interativa que capturasse os conceitos BIM. A base tecnológica abrange várias áreas, desde o design até a implementação, com o objetivo de proporcionar aos jogadores uma jornada envolvente e educativa. O processo começou com a utilização de softwares de design gráfico (Inskape) e modelagem 3D (Revit, Fusion e BlenderBIM). Essas ferramentas permitiram a criação de elementos visuais atrativos, como o tabuleiro do jogo, as peças dos jogadores e as cartas. A modelagem 3D foi especialmente empregada para dar vida a representações visuais realistas das fases do ciclo de vida do projeto BIM, auxiliando na compreensão dos conceitos abordados. Todas as peças foram impressas em impressoras 3D. Utilizando processos de prototipagem rápida. Essas tecnologias se fundiram para criar uma experiência que não apenas instrui, mas também engaja os jogadores, permitindo-lhes explorar os conceitos do BIM de maneira atraente e prática. Foram realizados testes iniciais do jogo de tabuleiro com profissionais familiarizados com o BIM e, posteriormente, com alunos de Arquitetura e Urbanismo. Os testes avaliaram as mecânicas do jogo e a compreensão prévia dos participantes sobre o BIM. O jogo gerou discussões significativas, destacando conceitos como modelagem 3D, colaboração, gerenciamento de dados e integração de informações. A dinâmica do jogo incentivou os jogadores a tomar decisões similares a situações reais de projeto, aprimorando suas habilidades analíticas e de tomada de decisões informadas. As reflexões sobre as cartas de eventos, com possíveis resultados positivos ou negativos, enriqueceram as discussões e ampliaram a compreensão dos impactos do BIM em cenários diversos. A abordagem lúdica contribuiu para tornar o aprendizado mais atrativo e engajador, aumentando a motivação para explorar os conceitos do BIM de maneira mais profunda e aplicável. A contribuição deste estudo transcende o âmbito educacional, influenciando a maneira como a educação em BIM é abordada no Brasil e fornecendo uma base para o desenvolvimento contínuo da indústria de construção do país. JAIME, I. de S. Modelando o futuro: desenvolvimento de um jogo de tabuleiro sobre BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 25 out. 2023.

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GT Tic Antac

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