A iniciação científica como caminho para introdução do BIM na academia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1884

Keywords:

BIM, BIM na Pesquisa, BIM e iniciação científica

Abstract

Diante da expansão do Building Information Modeling (BIM) no mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), mediante eficiência já comprovada frente ao método tradicionalmente utilizado para a construção no Brasil, estratégias para a disseminação da filosofia BIM tem se tornado cada vez mais importante, especialmente nas instituições de ensino. Entre essas estratégias, a pesquisa surge com forte contribuição, podendo servir como estímulo e sensibilização da instituição (GIESTA et al, 2019).

Dentro desse contexto, o trabalho aqui descrito é resultado do desenvolvimento de um projeto de iniciação científica de nível superior (PIBIC) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, atrelado a um projeto de pesquisa em curso desde 2020 e foi desenvolvido por um estudante do curso de bacharelado em engenharia civil.

A pesquisa foi iniciada no ano de 2021 e finalizada em 2022 e culminou com uma experiência na disciplina Desenho Assistido por Computador (DAC), que é ofertada no 4º período do curso de engenharia e ministrada pela primeira autora. Na ocasião, abordou-se o BIM em nível teórico-prático. O nível teórico, nos estudos de referência, para a estruturação do trabalho. Em paralelo o estudante fez uso do software Revit para desenvolvimento do modelo e do aplicativo Augin para demonstração em realidade aumentada, já que o plano de atividades proposto para ser executado por ele, tinha como objetivo avaliar a aplicabilidade de um modelo didático BIM em realidade aumentada, para ser utilizado como apoio nas disciplinas de desenho e projetos diversos, a fim de promover a facilitação do processo de ensino-aprendizagem a partir da visualização realística da edificação.

Para alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi dividida em 8 etapas, a saber: aprofundamento teórico; definição do projeto para o modelo BIM; definição das disciplinas abordadas no modelo; escolha das ferramentas; desenvolvimento do modelo; elaboração do formulário; apresentação do modelo em sala de aula; aplicação do formulário. No decorrer da execução do plano de atividades, o orientando foi estimulado a atuar com participação ativa, sendo incentivado a trazer suas contribuições e experiências para agregar ao trabalho proposto. Por se tratar um estudante que já atua profissionalmente com o BIM, ele pôde enriquecer a experiência e contribuir bastante com o processo.

O modelo apresentado partiu de uma proposta de planta arquitetônica trazida pelo próprio estudante, e foi sendo ajustada em encontros semanais para chegar à proposta final. Em seguida, foram definidas quais as disciplinas o modelo deveria contemplar, tendo sido escolhidas: arquitetura, instalações hidrossanitárias e estrutura. A partir daí o estudante partiu para a elaboração do modelo BIM, tendo sido solicitada também a geração da planta em .dwg do mesmo projeto para ser trabalhada posteriormente em uma atividade com a turma do 4º período de engenharia civil, dentro da disciplina DAC.

Antes da apresentação do modelo à turma, houve uma contextualização, com explanação teórica pela docente, com duração de 3h/a sobre conceitos gerais do BIM, além de uma palestra oferecida com a temática: compatibilização de projetos com o BIM, com carga horária de 1,5h. Na sequência, foi proposta uma atividade em equipes de 3 componentes, a ser realizada no software Autocad, tendo como base a planta proposta pelo orientando, que consistia no desenvolvimento de dois cortes, a serem sugeridos por cada uma das equipes, deixando livre as escolhas de solução de telhados, níveis e peitoris. Após as entregas das atividades, houve um momento de escuta, onde os estudantes puderam trazer as principais dificuldades com a experiência do trabalho colaborativo, com a ferramenta autocad, entre outras.

Na sequência, o estudante pesquisador apresentou o modelo, utilizando o software (Revit), contemplando as disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações hidrossanitárias. Além disso, demonstrou em tempo real, algumas possibilidades do modelo BIM como: extração de quantitativos, obtenção de vistas e cortes e detecção de conflitos. Por fim, forneceu um QR code do modelo para que os alunos pudessem experimentar a visualização em realidade aumentada usando o Augin. No decorrer da experiência, os alunos foram elucidando dúvidas e tecendo comentários acerca do projeto que eles tinham trabalhado anteriormente. Ao orientando, foi dada autonomia para demonstração do modelo e respostas aos questionamentos trazidos pelos alunos, tendo ele demonstrado habilidade técnica com as ferramentas, capacidade de síntese da pesquisa e explanação em público, além da contextualização do BIM com o mercado de trabalho.

Para avaliação do modelo didático virtual BIM utilizando RA, foi solicitado que respondessem a um formulário eletrônico, elaborado com a participação efetiva do estudante pesquisador, e que trazia questões sobre a abordagem do BIM na disciplina, o modelo didático proposto, a desenvoltura do aluno pesquisador, além da comparação entre a ferramenta CAD e BIM para a execução da atividade proposta, entre outras.  Dos 18 estudantes da turma, 15 responderam ao formulário.

Os resultados obtidos demonstram que o modelo proposto contribuiu para eliminar alguma possível dúvida de representação 2D ou compreensão de algum elemento do projeto para 86,7 % dos respondentes. Para 93,3% deles, o modelo em RA ajudaria na representação do projeto e poderia contribuir com outras disciplinas do curso. O mesmo percentual considera que o uso de uma ferramenta de modelagem BIM poderia ter facilitado/ agilizado o trabalho proposto e teria facilitado o trabalho em equipe. Quanto à atuação do estudante pesquisador no momento da exposição do modelo, esta foi considerada excelente por 66,7% dos respondentes, ótima por 20% e boa por 13,3%.

Face ao exposto, quanto à pesquisa, pode-se concluir que a experiência gerou bons resultados no processo ensino-aprendizagem tanto do orientando como da turma. Vários alunos descreveram positivamente o fato de terem tido a oportunidade de conhecer o potencial oferecido pelo BIM e relataram a necessidade de atualização do curso e do uso do Bim em outras disciplinas. Quanto ao estudante, percebeu-se uma grande evolução quanto à apresentação de trabalhos acadêmicos, à compreensão da pesquisa científica e ao rigor tecnológico inerente a ela. Também se percebeu que ele se manteve motivado e ativo durante a execução da pesquisa. Isto posto, destaca-se por fim, a importância da pesquisa científica na disseminação do BIM nas instituições de ensino.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Keylla Costa do Carmo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco.  Professor Instituto Federal de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Januário Leal de Moraes Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Doutorando em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife. (Recife - PE, Brasil)

Fabio Felix de Oliveira Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduando em Engenharia Civil pelo IFPE (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Recife-PE, Brasil).

References

GIESTA, J. P; COSTA, T.G.; NETO, A.C. Inserção do ensino do Building Information Modeling (BIM) na Academia: novas perspectivas por meio da pesquisa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019, Campinas, SP. Anais[...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. Disponível em: https://antaceventos.net.br/index.php/sbtic/sbtic2019/paper/view/176

Published

2022-06-08

How to Cite

ALVES, Keylla Costa do Carmo; VIEIRA, Januário Leal de Moraes; OLIVEIRA JÚNIOR, Fabio Felix de. A iniciação científica como caminho para introdução do BIM na academia. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1884. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1884. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Similar Articles

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.