Ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de O.A BIM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.296

Palabras clave:

BIM, Displina, Ferramenta de planejamento

Resumen

Sabe-se que o Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem quanto a conteúdos de engenharia a discentes. Apesar de tais benefícios, devido à existência de lacunas na literatura quanto à integração do BIM ao ensino, o presente trabalho busca desenvolver uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia auxiliada pelo BIM, com o intuito de facilitar o planejamento de docentes quanto à apresentação de conteúdos de engenharia aos alunos, como também para facilitar o aprendizado e desenvolvimento de suas competências e habilidades. Para seu desenvolvimento, trabalhou-se com alunos de graduação em Engenharia Civil, os quais estão cursando ou cursaram a disciplina de Gerenciamento da Construção Civil I da Universidade Federal do Ceará entre os anos de 2016 e 2020. Apesar de ter sido escolhida uma área específica do curso de graduação em Engenharia Civil, espera-se que a ferramenta também possa ser aplicada em outras áreas do curso, não se extinguindo também a possibilidade de ser aplicada em outros cursos de graduação de engenharia ou de arquitetura, se realizadas adaptações necessárias à ferramenta. Como resultado, a ferramenta é capaz de contribuir para o planejamento eficiente de disciplinas de Gerenciamento da Construção Civil, proporcionando aos discentes melhorias na aprendizagem quanto aos conteúdos apresentados, bem como facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades importantes a sua formação.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/gz7ANv5hKiE

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Magalhães Siqueira Borges, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil. Mestrando em Engenharia Civil (Construção Civil).

Mariana Monteiro Xavier de Lima , Universidade Federal do Ceará

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD/UFC).

José de Paula Barros Neto , Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil. Doutor em Administração. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2021-05-21

Cómo citar

BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; LIMA , Mariana Monteiro Xavier de; BARROS NETO , José de Paula. Ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de O.A BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.296. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/296. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.