Análise do conforto lumínico em salas de aula com uso da ferramenta DIALux evo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5762

Palavras-chave:

Iluminação natural, Desempenho lumínico, Salas de aula, Conforto ambiental

Resumo

A qualidade ambiental em espaços educacionais é influenciada por diversos fatores, incluindo qualidade do ar, ventilação e iluminação. Em escolas, projetos padronizados nem sempre consideram os efeitos da luz solar no ambiente. Este estudo investiga o comportamento da luz natural em duas salas de aula, no município de Serra/ES, visando propor a melhoria do conforto lumínico. Realizaram-se simulações estáticas considerando diferentes dias, três tipos de céu e distintos horários. Modelou-se a iluminação natural e criou-se uma superfície para calcular a iluminância em pontos específicos das salas. A análise preliminar dos ambientes indicou níveis elevados próximo às janelas e baixos em áreas mais afastadas, resultando em desconforto. Com a implementação de brises horizontais, elementos passíveis de baixo custo, houve significativa redução na incidência excessiva de luz e do ofuscamento, com melhoria da distribuição da iluminação. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz para o melhor desempenho lumínico das salas estudadas. Este trabalho reforça o uso de estratégias passivas para o desempenho no ambiente construindo, sendo relevantes para o campo da eficiência energética.

Biografia do Autor

Josilene Lopes Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Pós-graduada (Lato Sensu) em Eficiência Energética pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Saulo Vieira de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Mestrado em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha, UVV. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Marcio Almeida Có, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vit´ória - ES, Brasil).

Pablo Rodrigues Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

TEIXEIRA, Josilene Lopes; SILVA, Saulo Vieira de Oliveira; CÓ, Marcio Almeida; MUNIZ, Pablo Rodrigues. Análise do conforto lumínico em salas de aula com uso da ferramenta DIALux evo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–15. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5762. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5762. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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