Análise do conforto lumínico em salas de aula com uso da ferramenta DIALux evo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5762

Palavras-chave:

Iluminação natural, Desempenho lumínico, Salas de aula, Conforto ambiental

Resumo

A qualidade ambiental em espaços educacionais é influenciada por diversos fatores, incluindo qualidade do ar, ventilação e iluminação. Em escolas, projetos padronizados nem sempre consideram os efeitos da luz solar no ambiente. Este estudo investiga o comportamento da luz natural em duas salas de aula, no município de Serra/ES, visando propor a melhoria do conforto lumínico. Realizaram-se simulações estáticas considerando diferentes dias, três tipos de céu e distintos horários. Modelou-se a iluminação natural e criou-se uma superfície para calcular a iluminância em pontos específicos das salas. A análise preliminar dos ambientes indicou níveis elevados próximo às janelas e baixos em áreas mais afastadas, resultando em desconforto. Com a implementação de brises horizontais, elementos passíveis de baixo custo, houve significativa redução na incidência excessiva de luz e do ofuscamento, com melhoria da distribuição da iluminação. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz para o melhor desempenho lumínico das salas estudadas. Este trabalho reforça o uso de estratégias passivas para o desempenho no ambiente construindo, sendo relevantes para o campo da eficiência energética.

Biografia do Autor

Josilene Lopes Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Pós-graduada (Lato Sensu) em Eficiência Energética pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Saulo Vieira de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES

Mestrado em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha, UVV. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Marcio Almeida Có, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vit´ória - ES, Brasil).

Pablo Rodrigues Muniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes

Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (Vitória - ES, Brasil).

Referências

GODISH, Thad. Indoor environmental quality. Boca Raton: CRC Press/Taylor & Francis, 2000. ISBN 1-56670-402-2.

KLEPEIS, N. E.; NELSON, W. C., OTT, W., R.; ROBINSON, . P.; TSANG, A. M.; SWITZER, P. The National Human Activity Pattern Survey (NHAPS): A resource for assessing exposure to environmental pollutants, article. Denton: UNT Digital Library, 2001. Disponível em: https://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc719357. Acesso em: 09 fev. 2022.

MUELLER, C. M. Espaços de ensino-aprendizagem com qualidade ambiental: o processo pedagógico para elaboração de um anteprojeto. 2007. 291 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-19092007-142731/publico/MUELLER_mestrado.pdf. Acesso em: 09 maio 2024.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3. ed. Rio de Janeiro: Eletrobrás/PROCEL: Ministério de Minas e Energia, 2014. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/pt-br/publicacoes/livros. Acesso em: 23 abr. 2024.

AKANMU, W. P.; NUNAYON, S. S.; EBOSON, Uche C.. Indoor environmental quality (IEQ) assessment of Nigerian university libraries: A pilot study. Energy and Built Environment, 2020. ISSN 2666-1233. DOI: https://doi.org/10.1016/j.enbenv.2020.07.004. Acesso em: 28 set. 2020.

KARAPETSIS, A.; ALEXANDRI, E. Indoor Environmental Quality and its Impacts on Health – Case Study: School Buildings. In: 5th International Conference “Energy in Buildings 2016”, v. 1, p. 78-81, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317888474_Indoor_Environmental_Quality_and_its_Impacts_on_Health_-_Case_Study_School_Buildings. Acesso em: 26 nov. 2020.

MUJAN, I.; ANDELKOVIĆ, A. S.; MUNĆAN, V.; KLJAJIĆ, M.; RUZIĆ, D. Influence of indoor environmental quality on human health and productivity – A review. Journal of Cleaner Production, v. 217, p. 646-657, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.01.307. Acesso em: 02 maio 2024.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. ISBN: 978-85-7975-011-3.

VENTORIM, F.; BRAGATTO, L.; RODRIGUES, M. L.; DIAS, I.; MÁRQUEZ, A. C.; DINIZ, A. C.; ACHIAMÉ, G.; SAUER, A. S.; REMBISKI, F. Análise do desempenho da iluminação natural de salas de aula de desenho em Vitória (ES). In: XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ENTAC, 2014. Anais … Maceió-AL: ENTAC, 2014.

MAPELLI-BASILIO, Y. R.; LARANJA, A. ANÁLISE DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA EM VITÓRIA-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac. v18i.743. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/743. Acesso em: 06 nov. 2023.

OCHOA, J. H.; ARAÚJO, D. L.; SATTLER, M. A. Análise do conforto ambiental em salas de aula: comparação entre dados técnicos e a percepção do usuário. Ambiente Construído, v. 12, n. 1, p. 91–114, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-86212012000100007. Acesso em: 26 abr. 2024.

SANTOS, L. S.; SOUZA, A. D. S.; ALVAREZ, C. E. de; AMORIM, C. N. D. O potencial de uso da luz natural em edifício escolar para a situação de Vitória-ES. In: XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2010. Anais… Canela-RS: ENTAC, 2010. Disponível em: https://lpp.ufes.br/o-potencial-de-uso-da-luz-natural-em-edif%C3%Adcio-escolar-para-situa%C3%A7%C3%A3o-de-vit%C3%B3ria-%E2%80%93-es. Acesso em: 13 maio 2023.

SILVA, Anna Carolina S.; LARANJA, Andréa Coelho. Uso de prateleiras de luz pra melhoria do desempenho luminoso em ambiente escolar em Vitória, Espírito Santo. Sítio novo, v. 6, p. 58-68, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.58-68p. Acesso em: 04 jun 2023.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: interior. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Mapa Municipal. 2021. Disponível em: https://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_municipais/colecao_de_mapas_municipais/2020/ES/serra/3205002_MM.pdf. Acesso em: 06 maio 2024.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.

MAIOLI, R. N. ALVAREZ, C. E. Análise da utilização de prateleiras de luz em Vitória-ES (Brasil). Revista Hábitat Sustentable, v. 3, n. 1, p. 37-46, ISSN 07190700. Disponível em: https://lpp.ufes.br/an%C3%A1lise-da-utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-prateleiras-de-luz-em-vit%C3%B3ria-es-brasil. Acesso em: 04 abr. 2023.

PILENGHI, C.; LUCAS, B.; WILGES, M.; GRALA, E. Avaliação do projeto luminotécnico e estudo da integração da iluminação natural e artificial utilizando simulação computacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4073. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4073. Acesso em: 8 abr. 2024.

CASTRO, A.; LABAKI, L.; CARAM, R.; BASSO, A.; FERNANDES, M. Medidas de refletância de cores de tintas através de análise espectral. Ambiente Construído, v.3, n. 2, p. 69–76, 2003. ISSN 14158876. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001363147. Acesso em: 08 maio 2024.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15215-4: Iluminação natural - Verificação experimental das condições de iluminação natural interna. Rio de Janeiro, 2023.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15215-2: Iluminação natural – Procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural e para distribuição espacial da luz natural. Rio de Janeiro, 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

TEIXEIRA, Josilene Lopes; SILVA, Saulo Vieira de Oliveira; CÓ, Marcio Almeida; MUNIZ, Pablo Rodrigues. Análise do conforto lumínico em salas de aula com uso da ferramenta DIALux evo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–15. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5762. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5762. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.