Percepção da qualidade espacial de um pátio escolar

Estudo em uma escola de Ensino Fundamental em Pederneiras-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6020

Palavras-chave:

Pátio escolar, Qualidade térmica, Qualidade espacial, Avaliação pós-ocupação

Resumo

Os pátios escolares desempenham um papel fundamental na promoção de interações e atividades estudantis. Por isso, garantir a qualidade ambiental nesses locais pode enriquecer o aprendizado e possibilitar seu uso em diversas condições de tempo. Com o objetivo de avaliar a percepção de estudantes do 6º e 8º ano sobre a qualidade térmica e espacial do pátio de uma escola estadual em Pederneiras-SP, foram aplicados métodos e técnicas de avaliação pós-ocupação (questionários e grupo focal) nos dias 5 e 6 de junho de 2023. Os resultados revelaram que a percepção de um mesmo espaço pode variar conforme a idade dos estudantes. Aspectos positivos relatados se relacionam à presença de mesas e bancos no local, que proporcionam oportunidades para brincadeiras e descanso. Enquanto os aspectos negativos estão relacionados a ausência de sombras, que prejudicam a permanência no espaço em horários mais quentes, além das atuais restrições de uso. As sugestões para mitigar os problemas relacionados ao desconforto térmico por calor variaram conforme a faixa etária: os estudantes do 6º ano recomendaram a instalação de coberturas, enquanto os do 8º ano sugeriram o aumento da vegetação.

Biografia do Autor

Andre Canelada, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Arquiteto e Urbanista pelo UNISAGRADO-Bauru. Atualmente no mestrado acadêmico da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Maria Solange Gurgel de Castro Fontes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru-SP, Brasil.

João Roberto Gomes de Faria, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru-SP, Brasil.

Referências

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura Escolar e o Projeto do Ambiente de Ensino. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2017.

FEDRIZZI, B. Subsídios para projetos de pátios escolares públicos em Porto Alegre. ARQTEXTO, n. 8, p. 96-101, jul. 2006.

HORN, M. G. S. Estudo propositivo sobre a organização dos espaços externos das unidades do Proinfância em conformidade com as orientações desse programa e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs) com vistas a subsidiar a qualidade no atendimento. Brasília: COEDI/MEC, 2014.

FLORES, L. R. O uso dos espaços livres escolares nas diferentes idades. Paisagem Ambiente: Ensaios, n. 29, p. 137-152, out. 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p137-152

SANTOS, C. M. N. S. Instrumentos de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil. Brasília, 2018.

LAMBERTS, R. Conforto e stress térmico. 2011. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/ECV4200_apostila%202011.pdf_2.pdf. Acesso em: 21 julho 2023.

LAMBERTS, R. et al. Desempenho térmico das edificações. 2016. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/ApostilaECV5161_v2016.pdf . Acesso em: 21 julho 2023.

FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual do conforto térmico. 5. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.

ORNSTEIN, S. W.; ROMERO, M. Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído. 1. Ed. São Paulo: Studio Nobel, 1992.

RHEINGANTZ, P. A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. 1. ed. Rio de Janeiro: Proarq, 2009.

IPMet - Instituto de Pesquisas Meteorológicas. Previsão Climática Trimestral. Bauru: S/I, 2023. Disponível em: https://www.ipmetradar.com.br/4estacoes/. Acesso em: 05 setembro 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

CANELADA, Andre; FONTES, Maria Solange Gurgel de Castro; FARIA, João Roberto Gomes de. Percepção da qualidade espacial de um pátio escolar: Estudo em uma escola de Ensino Fundamental em Pederneiras-SP. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6020. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6020. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.