“Canteiro de obras enxuto”

jogo didático para aprendizado dos princípios enxutos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6140

Palavras-chave:

Construção enxuta, Princípios enxutos, Jogos didáticos, Jogos de tabuleiro, Discentes

Resumo

É crescente a demanda por engenheiros civis mais qualificados para implementar os princípios enxutos nos canteiros de obras e soma-se a isso a necessidade de implementar mudanças nos métodos tradicionais de ensino, para melhorar o aprendizado e a qualificação dos discentes por meio do uso de metodologias ativas de aprendizado, como os jogos didáticos. Assim, este trabalho objetiva analisar a aplicação de um jogo didático para estimular o aprendizado de discentes quanto a conceitos enxutos aplicados ao canteiro de obras. O método de trabalho consistiu na análise da aplicação do jogo de tabuleiro com estudantes de graduação em Engenharia Civil e numa avaliação da percepção do aprendizado antes e após jogo. Como resultado, constatou-se uma melhoria na compreensão de todos os princípios por meio do jogo, sendo os princípios Simplificação pela redução de número de partes e passos, Aumento de transparência do processo e Redução de tempo de ciclo, os que obtiveram a maior compreensão dos discentes. Com isso, comprovou-se que o jogo didático contribuiu para a melhoria no aprendizado dos discentes acerca dos princípios enxutos, caracterizando-se como uma relevante ferramenta de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabiane Balbino Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2023) (Aracaju - SE, Brasil).

Amélia Gomes Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda de Engenharia civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PROEC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), (São Cristóvão - SE, Brasil).

Fernando Sandes Soares, Universidade Federal de Sergipe

 Mestrando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROEC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) (São Cristóvão - SE, Brasil).

Henrique Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (2022).  Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (São Cristóvão - SE, Brasil).

Jennifer Artur de Souza Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (São Cristóvão - SE, Brasil).

Sara Araújo de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (São Cristóvão - SE, Brasil).

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada 4 do Departamento de Engenharia Civil da UFS (São Cristóvão - SE, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

DE ARAÚJO, Fabiane Balbino Ferreira; NUNES, Amélia Gomes; SOARES, Fernando Sandes; SANTOS, Henrique Rodrigues dos; FERREIRA, Jennifer Artur de Souza; SOUZA, Sara Araújo de; SANTOS, Débora de Gois. “Canteiro de obras enxuto”: jogo didático para aprendizado dos princípios enxutos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–13. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6140. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6140. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

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