AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LUMÍNICO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E MEDIÇÃO IN LOCO

Autores

  • Sabrine Golinhaki UTFPR - Pato Branco
  • Mariana Perardt UTFPR - Pato Branco
  • Priscila Ongaratto Trentin UFPR
  • José Ilo Pereira Filho UTFPR - Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.754

Palavras-chave:

Conforto lumínico, Medidas in loco, Iluminação

Resumo

A iluminação natural é um recurso renovável e gratuito e, quando priorizada, propicia maiores produtividade e bem-estar do usuário. Dessa forma, uma correta avaliação do desempenho lumínico de um ambiente deve ser feita não somente por métodos quantitativos, mas também pela resposta sensorial do indivíduo que o utiliza. Como estudos indicam que a falta ou o excesso de iluminação pode interferir no aprendizado, o presente estudo procura avaliar o desempenho lumínico de uma sala de aula da UTFPR campus Pato Branco e buscar propostas de intervenção para oferecer um ambiente com conforto lumínico adequado. A avaliação foi feita utilizando as normas ABNT NBR 8995-1:2013 e 15215-4:2005 e através de entrevista aos usuários. Os resultados obtidos através do questionário se mostraram coerentes com os provenientes de medições in loco, o que torna o questionário uma ferramenta satisfatória para avaliação da qualidade da iluminação natural. Propostas de intervenção foram desenvolvidas a partir dos resultados obtidos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Parte 4: Método de medição. NBR 15215-4. Rio de Janeiro: ABNT, 2005______. Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior. NBR ISSO/CIE 8995-1. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

______. Desempenho de edificações habitacionais. NBR 15575. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

GIUSTINA, Luana Dela; CASTRO, Luiz César de. Critérios de projeto para conforto ambiental: estudo de caso-salas 17 e 18 do bloco XXIA da UNESC. 2013.

HESCHONG, Lisa. DaylightMetrics. California Energy Comission. HeschongMahoneGroup,2011.

LEDER, Solange M; QUIRINO, Luana Maria de Medeiros; PEREIRA, Yasmin Vaz Cavalcanti.

Dutos verticais de captação de luz natural e ventilação cruzada em salas de aula. XVI ENTAC. São Paulo, 2016.

RITTER, Viviane Mülech. Avaliação das condições de conforto térmico, lumínico e acústico no ambiente escolar, no período de inverno: O Caso do Câmpus Pelotas Visconde da Graça. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

SANTOS, Caio Vinicius Gonzaga de Brito dos. Estudo de desempenho luminoso em sala de aula – Estudo de caso – Maringá, PR. XXIV EAIC, 2015.

SILVA, Luana Furlan; VILAS BOAS, Sofia Schrader; NIEMEYER, Carlos Augusto. Desempenho lumínico em salas de aula segundo as normas nacionais: relato de uma experiência.

COGITARE, v. 2, n. 1, dez, 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

GOLINHAKI, Sabrine; PERARDT, Mariana; TRENTIN, Priscila Ongaratto; PEREIRA FILHO, José Ilo. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO LUMÍNICO DE SALA DE AULA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E MEDIÇÃO IN LOCO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.754. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/754. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.