ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA DE EDIFÍCIOS DE ENSINO SUPERIOR EM GOIÁS

Autores

  • Loyde V. Abreu-harbich Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Danielle S. Vale Universidade Federal de Goiás
  • Dariane Rocha Universidade Federal de Goiás
  • Ebang Malorie Universidade Federal de Goiás
  • Karla E. R. Hora Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.873

Palavras-chave:

Conforto térmico interno, Edifícios escolares, Design Builder ®

Resumo

O desempenho térmico insatisfatório em edifícios de ensino superior causam desconforto nas salas de aula e afetam o desempenho dos alunos. Este estudo analisa o conforto térmico em salas de aula de edifícios escolares (CAD e CAE) implantados no Campus Colemar Natal e Silva, UFG – Goiânia, fazendo medições in situ e conduzindo simulações computacionas para desenvolver diretrizes de projeto arquitetonico mais eficientes. O procedimento metodologico consiste: a)análise do clima local; b)análise do projeto arquitetônico e seleção dos locais de medição; c) medições in situ da temperatura do ar e umidade; d) quantificação do conforto térmico pela temperatura operativa; e) comparação do conforto térmico proporcionado por meio de simulações termoenergética em três situações diferentes – 1ª sem brises e ventilação natural, 2ª com brises e ventilação natural, 3ª com brises e ar condicionado. Resultados apontaram que os dois edifícios atingiram cerca de 70% de horas confortáveis e sugerem que o brise-soleil pode reduzir a carga térmica da envoltória e melhorar o conforto térmico.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

ABREU-HARBICH, Loyde V.; VALE, Danielle S.; ROCHA, Dariane; MALORIE, Ebang; HORA, Karla E. R. ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA DE EDIFÍCIOS DE ENSINO SUPERIOR EM GOIÁS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–9. DOI: 10.46421/entac.v18i.873. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/873. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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