Jogos Didáticos

evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2254

Palavras-chave:

Jogos Didáticos, Jogos Sérios, Construção Enxuta, Ensino, Metodologias Ativas

Resumo

O "International Group for Lean Construction" busca adaptar à indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) uma nova filosofia gerencial. O aprendizado dessa filosofia pode ser apoiado pela utilização de metodologias ativas, especialmente dos jogos didáticos. Este trabalho teve como objetivo analisar a evolução da aplicação de jogos didáticos como técnicas de ensino no contexto da comunidade da Construção Enxuta. Foi realizada uma revisão de literatura e a análise de uma experiência empírica, em uma disciplina de graduação de Arquitetura e Urbanismo. Os resultados demonstram a evolução do uso dessas técnicas, bem como suas implicações para a formação e treinamento de profissionais da AEC.

Biografia do Autor

Luciana Ines Gomes Miron, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado (2002) e doutorado (2008), ambos pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento de Arquitetura (desde 2006) e do Programa de Pós-Gradução em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (desde 2011). Professor visitante - Universidad de la Republica Uruguay (2008 a 2013). Pós-Doutorado (2014-2015) pela University of Huddersfield/UK sob orientação de Lauri Koskela. Editora-chefe na Revista Ambiente Construído (desde 2020). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de projeto, gerenciamento dos requisitos do cliente, avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, gestão e desenvolvimento de projetos urbanos, percepção de valor no ambiente construído, qualidade de vida urbana e fundamentos metodológicos e epistemológicos da pesquisa.

Daniela Dietz Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Serviços. Na Pós-graduação, é atualmente professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento. Possui doutorado em Engenharia Civil (2015), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado sanduíche pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento e Economia da Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Last Planner System, Lean Construction, Industrialização da Construção, Modularidade, Engineer-To-Order, e Perspectiva Linguagem-Ação.

Fernanda Marisa Pasinato Brandalise, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2018). Atualmente é bolsista CAPES no Doutorado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI), na Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), com ênfase na área de Gerenciamento e Economia da Construção. Desenvolvendo período sanduíche do Doutorado (Agosto a Dezembro de 2022) na Norwegian University of Science and Technology, Department of Industrial Economics and Technology Management, em Trondheim, Noruega, através do STERNA Project (Resilience Engineering and Safety Management for Complex Socio-Technical Systems). Foi bolsista do CNPq pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, com mobilidade acadêmica para a Universidad CEU Cardenal Herrera, em Valência, Espanha (2012-2013). Profissional Acreditado GBC Casa & Condomínio (2019). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão de Obras, Consultoria de Desempenho, Sustentabilidade e Eficiência Energética de Empreendimentos, e Projetos da Edificações. Também tem experiência docente com uso de metodologias ativas nas disciplinas de Lean e Gestão Visual no MBA Cidades Responsivas (organizado por Atitus Educação, OSPA e ELA).

Rafaela Bruxel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de graduaçãm em Design da UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa: JOGOS DIDATICOS UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS NO ENSINO DA GESTAO DE EMPREENDIMENTOS NO AMBIENTE CONSTRUIDO

Referências

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Finland: VTT Building Technology, 1992.

KOSKELA, L. et al. Why Visual Management? In: 26th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 2018.

MOTA, A.R.; WERNER DA ROSA, C.T. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261–276, 2018.

SASAKI, D.G.G.; MÄLLINEN, S. Developing student-centered assessment for a postgraduate course designed for Basic Education Teachers. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. esp1, p. 520–525, 2018.

MORAN, J.M. Caminhos para a aprendizagem inovadora. In: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica , p. 22–24, 2009.

MIRON, L.I.G. et al. Jogos Didáticos Utilizados Como Instrumentos No Ensino De Arquitetura E Gestão Da Construção. Arqsur, n. 1, 2012.

ROCHA, C.G. DA; MIRON, L.I.G. The House Factory: A Simulation Game for Understanding Mass Customization in House Building. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 144, n. 1, p. 1–8, 2018.

LORENZI, L.S.; MIRON, L. Método Inovador De Integração Entre Os Cursos De Engenharia Civil E Arquitetura No Ensino De Graduação Para Resolução De Problemas. Possibilidades e Enfoques para o Ensino das Engenharias, p. 130–140, 2019.

BALLARD, G.; HOWELL, G. Shielding Production: Essential Step in Production Control. Journal of Construction Engineering and Management, v. 124, p. 11–17, 1998.

MUNANKAMI, M.B. Development and Testing Of Simulation (Game) To Illustrate Basic Principles Of Integrated Project Delivery And Target Value Design: A First Run Study. 2012. Dissertação (Mestrado) - Texas A&M University, College Station 2012

MACOMBER, H. et al. Target-Value Design: Nine Foundational Practices for Delivering Surprising Client Value. AIA Practice Management Digest, v. Winter, p. 2–4, 2007.

TOMMELEIN, I.D. et al. Parade Game: Impact of Work Flow Variability on Succeeding Trade Performance. In: 6th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 1998.

TOMMELEIN, I.D. et al. Parade Game: Impact of Work Flow Variability on Trade Performance. Journal of Construction Engineering and Management, v. 125, n. 5, p. 304–310, 1999.

BIOTTO, C.N., et al. Virtual parade game for lean teaching and learning in students from brazil and chile. In: 29th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 2021.

PARRISH, K., TOMMELEIN, I.D. Making Design Decisions Using Choosing by Advantages. In: 17th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 2009.

RYBKOWSKI, Z.K. et al. Using Controlled Experiments to Calibrate Computer Models: The Airplane Game as a Lean Simulation Exercise. In: 16th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 2008.

JACOBSEN, E.L. et al. Lean Construction in a Serious Game Using a Multiplayer Virtual Reality Environment. In: 29th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 2021.

JARA, C. et al. Accelerating Interactions in Project Design Through Extreme Collaboration and Commitment Management – A Case Study. In: 17th Annual Conference of the International Group for Lean Construction, 2009.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

GOMES MIRON, Luciana Ines; DIETZ VIANA, Daniela; PASINATO BRANDALISE, Fernanda Marisa; BRUXEL, Rafaela. Jogos Didáticos: evolução de aplicação como técnica de ensino para a comunidade da Construção Enxuta. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2254. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2254. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.