O papel das varandas e dos átrios como estratégia para mediação climática no projeto de edifícios altos de clima tropical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6141

Palavras-chave:

Edifício em altura, Desempenho ambiental, Átrios, Varandas, Estratégias para mediação climática

Resumo

As alterações climáticas geram impactos significativos nas cidades e seus edifícios, impondo novas dinâmicas nos padrões de vida. Os requisitos de projeto mudam, se deparando com o desafio de adequar as demandas atuais à qualidade ambiental. A presente pesquisa de iniciação científica objetiva discutir, com base na observação da quantidade de edificações desconectadas do clima, os fluxos de projeto que melhor respondam às necessidades climáticas do contexto urbano, argumentando sobre o potencial dos átrios e varandas como estratégias para mediação climática no Brasil. A metodologia empregada inicia com o levantamento de projetos representativos, segue por uma síntese de possíveis disposições de átrios e varandas, destacando seu desempenho dentro das necessidades de projeto: aquecimento, resfriamento, ventilação e iluminação e, por fim, discute o potencial de ferramentas digitais integradas ao processo de geração de forma. Dessa maneira, a contribuição da pesquisa se dá por caracterizar e qualificar o processo de projeto, além de ressaltar a importância do conceito de adaptação ambiental a partir da concepção do projeto, oferecendo diagramas ilustrativos de análise que possam ser incorporados nas etapas iniciais de projeto.

Biografia do Autor

Letícia Evelyn Soares Porto, Universidade de Brasília

Cursando Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (FAU/UnB) (Brasília - DF, Brasil)

Erica Mitie Umakoshi Kuniochi, Universidade de Brasília

Doutorado(2014) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Departamento de Projeto, Expressão e Representação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - UNB (Brasília - DF, Brasil).

 

Referências

CORBELLA, Oscar e YANNAS, Simos. Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos. Rio de Janeiro, 2009.

UMAKOSHI, Erica. Uma Visão Crítica do Edifício Alto sob a Ótica da Sustentabilidade. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, 2008.

BALTER, Julieta; ALCHAPAR, Noelia; CORREA, Erica; GANEM, Carolina. Modelado urbano microclimático para la simulación termo-energética de viviendas en edificios en altura en Mendoza, Argentina. Integración del software ENVI-met y EnergyPlus. Argentina, 2021.

AYÇAM, Idil e ARSLANTAŞ, Ayşe Şeyma. Energy efficient atrium design for different climate zones. Universidade de Gazi: Turquia. 2021

COTTA, João Pinto de Oliveira. Estratégias de ventilação natural para edifícios de escritório em São Paulo com ênfase no desempenho dos átrios. Dissertação de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, 2021.

UMAKOSHI, Erica. Avaliação de Desempenho Ambiental e Arquitetura Paramétrica Generativa para o Projeto do Edifício Alto. Dissertação de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, 2014.

PELLEGRINI, Juliana. A cultura do processo de projeto do edifício de alto desempenho em ambientes de trabalho: As Práticas Contemporâneas nas Cidades de São Paulo e Londres, no Contexto de Descarbonização, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, 2022.

Commerzbank Headquarters. Foster + Partners. Disponível em: https://www.fosterandpartners.com/projects/commerzbank-headquarters . Acessado em: 7 de agosto de 2023.

Harbin Twin Towers. Spatial Practice. Disponível em: https://www.spatialpractice.com/work/harbin-twin-towers/ . Acessado em: 3 de setembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

SOARES PORTO, Letícia Evelyn; UMAKOSHI KUNIOCHI, Erica Mitie. O papel das varandas e dos átrios como estratégia para mediação climática no projeto de edifícios altos de clima tropical . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6141. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6141. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.