DESEMPENHO REOLÓGICO DE ADITIVO REDUTOR DE ÁGUA EM ARGAMASSAS LEVES DE REVESTIMENTO

Autores

Palavras-chave:

Argamassas leves, Superplastificante, Reologia, Vermiculita expandida

Resumo

O presente estudo investiga como a variação do teor de um aditivo redutor de água (à base de policarboxilatos) afeta a reologia de argamassas. A reologia de uma argamassa torna-se essencial para garantir resultados de qualidade e durabilidade ao longo do ciclo de vida do revestimento. Em um ambiente laboratorial, uma argamassa leve para revestimento é formulada em três concentrações de aditivo (0,5%, 1,0% e 1,5%) e materiais convencionais como cimento, cal, areia, e vermiculita. Os ensaios reológicos foram realizados com um reômetro rotacional e geometria vane test, medindo Tensão Estática e Curva de Fluxo. Os resultados indicam níveis ideais de incorporação do superplastificante em argamassas leves no estado fresco.

Biografia do Autor

Thalian Valente Soares, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Mestranda em Engenharia Civil, pelo PPGEC da Universidade de Santa Catarina (UDESC/CCT), 2022/2, com ênfase em Materiais de Construção Civil: Nanomaterial a base de celulose e Reologia em Argamassas Leves de Revestimento.

Bacharelado em Engenharia Civil na Universidade Nilton Lins (2020).

Possui experiências profissionais através de estágio curricular em: Auxiliar de projetos arquitetônicos em geral, instalações elétricas e hidráulicas, revitalização e intervenção viária e orçamento utilizando o SINAPI. Acompanhamento de obras residenciais, rodoviárias, prediais e hospitalares. Mensuramento de Terreno para construção 'in loco', produção, construção e acompanhamento de um zoológico de animais silvestres. Experiência no mercado de trabalho como Orçamentista Jr de Materiais em Obras, Projetos
Arquitetônicos + Elétricos + Hidráulicos, Fiscalização de Obras e Documentos.

Carmeane Effting, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora efetiva do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UDESC. Coordenadora do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LABMCC) da UDESC/CCT. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atuando como professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve pesquisas na área de Reologia e Impressão 3D; Propriedades Térmicas e Mecânicas de Concretos e Argamassas; Concretos e Argamassas Especiais/Sustentáveis (concreto de alto desempenho, concretos e argamassa autonivelantes, concretos e argamassas leves/isolantes e argamassas geopoliméricas).

Adilson Schackow, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade do Estado de Santa Catarina / Brasil e Universidade de Aveiro / Portugal (2015). Possui mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). E graduação em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) . É técnico universitário da mesma universidade desde 2004, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de construção sustentáveis, concreto autoadensável, concreto de altodesempenho, concreto leve, argamassa autonivelante, argamassa leve, argamassa isolante térmica, argamassa para impressão 3d, nanomateriais na construção civil, materiais cimentícios, resíduos pozolânicos e materiais cerâmicos em geral.

Downloads

Publicado

15/01/2024

Como Citar

Valente Soares, T., Effting, C., & Schackow, A. (2024). DESEMPENHO REOLÓGICO DE ADITIVO REDUTOR DE ÁGUA EM ARGAMASSAS LEVES DE REVESTIMENTO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO CIMENTO, 1(00), 1–5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbcc/article/view/3658

Edição

Seção

Interação cimento-aditivo