MODELAGEM TERMODINÂMICA DO CLÍNQUER PORTLAND RICO EM FERRITA CONTENDO RESÍDUO DE CATALISADOR CATALÍTICO

Autores

Resumo

Este estudo analisou a evolução das fases do clínquer Portland rico em ferrita (HFPC) durante a fabricação e os efeitos do coprocessamento do resíduo de catalisador (SFCC) na clinquerização. O processo foi simulado utilizando a modelagem termodinâmica, variando a composição prevista do clínquer em sistemas de referência e contendo SFCC. A relação C2(A,F)/C3(A,F) formada na clinquerização do HFPC dobrou durante o resfriamento, aprimorando a estabilidade do C4AF. O incremento do teor de C3A previsto e o coprocessamento do SFCC otimizaram a dissolução do CaO, aumentando o teor de C3S no clínquer. A modelagem termodinâmica ampliou a compreensão sobre o uso do SFCC e seus efeitos na fabricação do HFPC, podendo ser aplicada a outros materiais alternativos coprocessados na indústria.

Biografia do Autor

Ana Rita Damasceno Costa, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) pela Universidade Federal da Bahia, engenheira civil e mestra pela mesma instituição, com intercâmbios acadêmicos na University of Leeds (doutorado sanduíche na Inglaterra pelo Programa Institucional de Internacionalização - PrInt/CAPES) e na Technische Universität Kaiserslautern (graduação sanduíche na Alemanha pelo Ciência sem Fronteiras - CSF/CAPES). Possui experiência em laboratório na produção de cimentos alternativos e análise do seu desempenho, com enfoque na reutilização de resíduos, modelagem termodinâmica da composição e redução de impactos ambientais.

Samile Raiza Carvalho Matos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Atualmente é professora no curso de Engenharia Civil do Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Paulo Freire. Possui graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2016). Atuou como Bolsista em projeto de extensão universitária UFRB (2013/2014). Realizou estágio em Engenharia Civil na construtora FCK Construções e Incorporações (2014/2015). Mestre (2018) e doutora (2023) em Construção Civil e Materiais, pelo Programa de pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Wagner Viana Bielefeldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998-2003). Mestrado no PPGE3M-UFRGS (2003-2005). Doutor em Engenharia Metalúrgica pelo PPGE3M-UFRGS (2006-2009). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Siderurgia. Atuo em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos ligados a elaboração de aços. Atualmente é Professor Associado II no Departamento de Metalurgia da UFRGS. Fui chefe do Departamento de Metalurgia da UFRGS 2019 - 2023. Coordenador da Área de Aciaria do Laboratório de Siderurgia da UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro permanente do PPGE3M. Vice-Diretor da Regional Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Minas, Metalurgia e de Materiais. Integrante da Comissão de Graduação do curso de Engenharia Metalúrgica da UFRGS. Atua na área de: Desenvolvimento e otimização de métodos de caracterização de inclusões não metálicas em açosEstudo de escórias de refino primário, com foco em espumação, remoção de fósforo, saturação de MgO.Estudo de escórias de refino secundário com foco na capacidade de remoção de inclusões não-metálicas, remoção de enxofre, saturação de MgO.Termodinâmica computacional aplicada aos processos de refino dos aços.Termodinâmica computacional aplicada a formação de fases em clinkeres para produção de cimentos Portland.Termodinâmica computacional aplicada ao desenvolvimento de refratários e cerâmicas triaxiais. Estudos de escoamento, de tempos de mistura e residência em modelos físicos de panelas, distribuidores e moldes de lingotamento contínuo.Caracterização, Reciclagem e Reaproveitamento de resíduos da Siderurgia.

Ana Paula Kirchheim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestrado (2003) e doutorado no PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com estágio de doutorado no exterior no Department of Environmental and Civil Engineering - University of California at Berkeley (2005 - 2006), sob orientação do Professor Paulo Monteiro e Pós-doutorado(PNPD-CAPES), no período de 2008-2010 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Associado III no Departamento de Eng. Civil e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Eng. Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI-NORIE), orientando mestrados e doutorados da UFRGS. Participou como membro da Comissão do PPGCI e membro do Colegiado do Departamento de Engenharia Civil em diversas gestões. Mantém forte intercâmbio técnico-científico com outras instituições do Rio Grande do Sul (UFSM, IMED, UNISINOS), de outros estados (USP, UFP, UPBA, entre outras) e do exterior (Inglaterra (Univ. Sheffield), Estados Unidos (Univ. Califórnia, Berkeley e Universidade do Texas, Austin), França (IFFSTAR, lEcole des Mines dAlès), Austrália (Univ. de Queensland) e Espanha (UPC-Barcelona e Univ. De Malaga).Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: química do cimento Portland e alternativos, aproveitamento de resíduos na produção de novos materiais inovadores, técnicas de análise da micro e nanoestrutura de materiais cimentícios, tecnologia e durabilidade de concretos, entre outros.

Jardel Pereira Gonçalves, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (2005) e pós-doutorado na Missouri University of Science and Technology - USA (2022 - CAPES PRINT). Atualmente é professor associado da Escola Politécnica - Departamento de Construção e Estruturas / Centro Interdisciplinar em Energia e Ambiente (CIENAM) - Universidade Federal da Bahia, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente. Foi Chefe do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente. Participou da ABNT - CE-018:100.005 - Comissão de Estudos de Cimento para Cimentação de Poços Petrolíferos (Revisão da NBR 9831 - Cimento Portland para poços petrolíferos: Requisitos e métodos de ensaio). Tem experiência na área de Engenharia Civil atuando principalmente nos seguintes temas: novos materiais, tecnologia da construção, sistemas construtivos, meio ambiente/risco ambiental, aproveitamento de resíduos sólidos, cimentos especiais, cimentos ecoeficientes, infraestruturta para engenharia de petróleo e pastas de cimentação.

Downloads

Publicado

15/01/2024

Como Citar

Damasceno Costa, A. R., Carvalho Matos, S. R., Souza da Paixão, R., Viana Bielefeldt, W., Kirchheim, A. P., & Pereira Gonçalves, J. (2024). MODELAGEM TERMODINÂMICA DO CLÍNQUER PORTLAND RICO EM FERRITA CONTENDO RESÍDUO DE CATALISADOR CATALÍTICO. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO CIMENTO, 1(00), 1–5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbcc/article/view/3670

Edição

Seção

Métodos de caracterização de cimentos e materiais cimentícios