O ESTUDO DE CASO E A PESQUISA-AÇÃO:

COMPREENSÃO TEÓRICA E EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS

Autores

  • Jeferson BUNDER Universidade de São Paulo
  • Gil Garcia BARROS Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ciências Sociais Aplicadas, Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, PesquisaAção

Resumo

Este artigo é resultado da estruturação metodológica de um doutorado. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão bibliográfica, relativa ao roteiro de desenvolvimento de pesquisa das ciências sociais aplicadas, focada em estudos de casos no campo da arquitetura e urbanismo. Essa revisão está direcionada ao trabalho do pesquisador que busca não apenas o entendimento de “como” e “porque” determinados fenômenos ocorrem, mas também, encontrar possíveis soluções de problemas relacionados a esses fatos. Os documentos teóricos analisados trazem uma reflexão e uma discussão da possibilidade do avanço no entendimento de casos estudados por meio de pesquisas subsequentes, com a aplicação do método Pesquisa-Ação. Com as discussões e reflexões apresentadas verifica-se que o pesquisador que realiza em uma primeira etapa um Estudo de Caso encontra na Pesquisa-Ação uma possível continuidade desta pesquisa, com oportunidades para explorar soluções para problemas encontrados anteriormente.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

BUNDER, J., & BARROS, G. G. (2023). O ESTUDO DE CASO E A PESQUISA-AÇÃO:: COMPREENSÃO TEÓRICA E EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1561–1565. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3252

Edição

Seção

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído

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