ANÁLISE DE FLUXOS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO APRIMORAMENTO DA FUNCIONALIDADE EM PROJETOS DE INTERIORES
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438000Palabras clave:
Análise de fluxos, Ergonomia, Layout, Funcionalidade, Projeto de interioresResumen
A Ergonomia visa adaptar o ambiente ao ser humano, para que esse possa desempenhar com conforto e eficácia as tarefas e atividades a que se propõe, nos ambientes que ocupa. Alguns dos instrumentos utilizados pela Ergonomia em ambiente fabril podem ser aplicados a ambientes comerciais, institucionais ou residenciais de modo a aprimorar os projetos de interiores, contribuindo para melhoria na funcionalidade e conforto e, consequentemente, para a melhoria da qualidade ambiental. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de fluxos em projetos de interiores como instrumento de aprimoramento da funcionalidade dos ambientes. Foram coletados dados reais por estudantes da disciplina de Ergonomia do curso de Tecnologia em Design de Interiores do IFSP, por observação direta, e posteriormente foi realizada contagem e análise dos fluxos dos ambientes observados. Realizada a análise, propôs-se a reorganização do arranjo físico do ambiente, segundo critérios sugeridos por pesquisadores da área da Ergonomia. Como resultado, apresentam-se novos arranjos físicos, elaborados a partir dos elementos já existentes no ambiente, mas com melhorias evidentes relacionadas a seus aspectos funcionais.
Citas
GIBBS, J.; ARDIÓNS, C. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais.
Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
GUIMARÃES, L. B. de M. et al. Participatory Ergonomics Intervention for Improving Human andProduction Outcomes of a Brazilian Furniture Company. International Journal of IndustrialErgonomics, v. 49, p. 97–107, set. 2015.
IIDA, I.; GUIMARÃES, L. B. de M. Ergonomia: projeto e produção [livro eletrônico]. 3. ed. SãoPaulo: Blucher, 2018.
NEYENS, D. M. et al. Using a Systems Approach to Evaluate a Circulating Nurse’s Work Patternsand Workflow Disruptions. Applied Ergonomics, v. 78, p. 293–300, jul. 2019.
STROETER, J. R.; KATINSKY, J. R. Arquitetura & teorias. São Paulo: Nobel, 1986.