Ensino de arquitetura, engenharia e tecnologias digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.202

Palavras-chave:

BIM, Gestão de projetos, Tecnologias Digitais, Ensino de Arquitetura, Ensino de Engenharia

Resumo

As alternativas oferecidas pelas tecnologias digitais em arquitetura, engenharia e construção civil incentivaram o desenvolvimento de pesquisas que vão desde mudanças nas práticas profissionais até a didática adotada nos cursos de graduação. Particularmente em relação ao BIM (Building Information Modeling), existem inúmeras alternativas testadas e os resultados obtidos destacam aspectos importantes a serem considerados na busca da melhor escolha. Com o objetivo de reunir essas experiências e promover a discussão, o ENEBIM - Encontro Nacional de Ensino do BIM - foi realizado em Campinas em 2018. O evento reuniu professores que vivenciaram experiências de sucesso incorporando o BIM na didática e permitiram a discussão sobre o tema. Este artigo apresenta uma visão geral das principais experiências acadêmicas apresentadas durante o evento visando analisar as opções apresentadas e identificar tendências. Três possibilidades foram identificadas: BIM no ensino; ensino do BIM; e integração de diferentes disciplinas através do BIM. As conclusões levam à necessidade de uma mudança na postura do professor, que deve assumir o papel de disseminador das possibilidades e orientador para o desenvolvimento de pesquisas e novas descobertas, pois as tecnologias digitais estão em contínua evolução.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/08/2019

Como Citar

SALGADO, M. S. . Ensino de arquitetura, engenharia e tecnologias digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–6. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.202. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/202. Acesso em: 16 maio. 2024.