Níveis hierárquicos gerenciais e boas práticas enxutas

jogo didático com foco na tomada de decisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2644

Palavras-chave:

Construção enxuta, jogos didáticos, boas práticas enxutas, aprendizagem, tomada de decisão

Resumo

De forma a contribuir com a difusão de informação na área de gestão da construção, estudos têm sido feitos com relação às formas de minimizar ou eliminar as perdas na construção, em particular as decorrentes da perda por making-do. Nesse artigo, investiga-se sobre a aprendizagem de conceitos enxutos por meio de jogos didáticos e sua ligação com níveis hierárquicos do planejamento. O objetivo desta pesquisa é correlacionar boas práticas enxutas utilizadas pelos jogadores com o nível hierárquico de planejamento onde devem ser aplicadas. O método de trabalho consistiu em pesquisa bibliográfica, simulação com jogos didáticos de construção de casas em Lego, para entendimento da relação das boas práticas enxutas com níveis hierárquicos e posicionamento das boas práticas identificadas nos níveis hierárquicos. Como resultado, observou-se que os fluxos enxutos com mais aprendizagem foram de materiais e mão de obra e as categorias de boas práticas com impactos mais positivos foram a de Proteção dos Processos, Proteção dos Operários, Conferência do Trabalho e Conflito Espacial. As demais tiveram decisões equivocadas nos diversos níveis hierárquicos. Conclui-se que a temática pode ser mais explorada e contribuirá para apontar lacunas de ensino em relação à aplicação de conceitos enxutos e o nível hierárquico correspondente.

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Biografia do Autor

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis-SC, Brasil). Professora Associada de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE, Brasil).

Denise Conceição de Gois Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE, Brasil).

Marina Ribeiro Viana , Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina  (Florianópolis - SC, Brasil).

Amélia Gomes Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Mayana Chagas Carvalho , Instituto Federal da Paraíba

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Professora na Faculdade AGES (Paripiranga - BA, Brasil) e Técnica de Laboratório em Edificações no Instituto Federal da Paraíba (Catolé do Rocha - PB, Brasil)

Pamella Menezes Teodósio, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Taiane Aparecida Santos Torres, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (Estância – SE, Brasil). Mestranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – SE, Brasil).

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Publicado

05/11/2023

Como Citar

SANTOS, D. de G. .; MICHELAN, D. C. de G. S. .; VIANA , M. R.; NUNES, A. G. .; CARVALHO , M.; TEODÓSIO, P. M. .; TORRES, T. A. S. Níveis hierárquicos gerenciais e boas práticas enxutas: jogo didático com foco na tomada de decisão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2644. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2644. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Gestão da Construção

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