Sign in to confirm you’re not a bot
This helps protect our community. Learn more
SIBRAGEC 2021 | Uso de jogo para ensino de conceitos lean: percepção dos discentes
0Likes
14Views
2021Nov 29
USO DE JOGO PARA ENSINO DE CONCEITOS LEAN: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES A filosofia enxuta visa otimizar os processos a partir da redução de atividades que não agregam valor ao produto. Assim, buscar maneiras para difundir esses conceitos são fundamentais para a aplicação eficiente na construção civil. Nesse sentido, questiona-se se o uso jogos podem contribuir para essa disseminação e para fomentar uma mentalidade enxuta entre discentes do setor. O presente trabalho investigou então a percepção dos discentes quanto ao uso de jogos didáticos para consolidação de conceitos enxutos, ao comparar Sistema Puxado e Sistema Empurrado. Quanto ao método, compreendeu a aplicação de jogo em Lego System® para turma de Gerenciamento de Obras e a distribuição de questionários a fim de obter a opinião dos participantes sobre a dinâmicas e sobre a percepção dos assuntos abordados. Como resultado, a maioria dos discentes conseguiu compreender os conceitos envolvidos no jogo e ainda pontuou que foi divertido e ajudou na aprendizagem. Conclui-se, portanto, que os jogos podem ser uma ferramenta de ensino e ser capaz de disseminar os conceitos enxutos. Por fim, espera-se que esse estudo possa incentivar outros docentes na adoção de métodos inovadores de ensino. REFERÊNCIA: VIANA, M. R. SANTOS, D. G.; SANTOS, P. R. R. Uso de jogo para ensino de conceitos lean: percepção dos discentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021, Maceió. Anais[...] Porto Alegre: ANTAC, 2021. p.1-8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.ph.... Acesso em: 2 out. 2021.

Follow along using the transcript.